Comitiva do Espírito Santo conhece práticas de gestão de Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/03/2016 - 04:03 - Atualizada em: 29/02/2016 - 17:46

Uma comitiva de empresários e representantes do poder público de Aracruz, no Espírito Santo, esteve ontem em Jaraguá do Sul para conhecer algumas das ações e projetos criados para estimular o desenvolvimento da cidade e da região. O grupo faz parte da Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear) e passou o dia acompanhando o trabalho do Instituto Jourdan e da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), em busca de ideias e boas práticas de gestão para os setores público e privado.

“Há uma interação cidadã muito grande aqui, o empresariado tem uma participação muito ativa, e isso não é algo muito comum. Queremos descobrir que tempero é esse que vocês colocam nessa relação”, explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracruz, Gilton Luis Ferreira, integrante da comitiva.

“É essa corresponsabilidade e coparticipação da sociedade civil que procuramos, pois o governo não é e nem deve ser o único protagonista na cidade. Quando temos os cidadãos e empresários juntos nas responsabilidades, estaremos sujeitos a menos possibilidades de desvios no caminho”, acredita.

Para o empresário e diretor da Amear Luis Soares Cordeiro, o Instituto Jourdan é um bom exemplo de como a parceria pode render bons frutos. “As cidades precisam ser pensadas a longo prazo, e para isso é preciso que haja pesquisa e desenvolvimento. É isso que irá evitar os grandes gargalos provocados pelo crescimento desordenado”, destaca ele.

De acordo com Cordeiro, mais do que reproduzir ações, o grupo busca aprender sobre os processos organizacionais que permitiram “legitimar a representação da classe empresarial junto ao poder público em Jaraguá do Sul em prol de um desenvolvimento sustentável.”

Além do Instituto Jourdan e da Acijs, o grupo conheceu iniciativas inovadoras como os projetos Professor Nota Mil, Jaraguá Ativa, Jaraguá 2030 e Apevi nos Bairros. Também foi possível inteirar-se sobre o Plano de Saneamento e a coleta seletiva do município, com a presença do prefeito Dieter Janssen, e acompanhar o processo de desenvolvimento do projeto Shopping a Céu Aberto, da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). A comitiva também visitou o Hospital São José e participou de uma explanação sobre o histórico da participação dos empresários no poder público municipal.