Terceira data mais importante para o varejo, atrás do Natal e Dia das Mães, o Dia das Crianças deste ano deve movimentar o comércio catarinense no início de outubro. Pesquisa da Fecomércio SC sobre a intenção de compras na data aponta alta de 20% no gasto médio (R$ 236,18)- em termos reais, considerando a inflação, as famílias pretendem desembolsar 10,37% a mais diante de 2021.

"O Dia das Crianças é uma data muito importante para o comércio, uma das principais do calendário do varejo. A data também marca a entrada no último trimestre do ano, o que nos aproxima da principal data, o Natal", afirma a presidente da CDL de Jaraguá do Sul, Vergimari Rodrigues.

"Sabemos que quem tem uma criança na família irá em busca de um presente, não vai deixar passar em branco, pois a data é muito esperada pelos pequenos. Então, as vendas devem ser bastante impactadas, principalmente, no segmento de brinquedos e produtos infantis", explica.

Cerca de sete em cada dez devem realizar as compras durante a semana que antecede a data: 48,2% na semana (dias úteis), 16,5% na véspera e 3,4% no dia. Quase a metade deve presentear com brinquedos (47,1%), seguido por roupas (27,6%) e calçados (7,5%).

O comércio de rua continua como principal destino de compras dos catarinenses (61,9%), ainda que tenha reduzido consideravelmente a participação nos últimos anos- já a Internet saltou de 3,2% em 2019 para 13,0% em 2022.