Em sua terceira edição, a Campanha “Árvore Pet Solidária” deu verdadeiro exemplo de engajamento comunitário em Jaraguá do Sul, arrecadando mais de quatro toneladas de ração e garantindo alimento para mais de 500 animais neste final de ano. Criada pela empresária e voluntária Fernanda Wagner e executada em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL), a iniciativa promove a cada ano um Natal mais solidário para animais abandonados na região. Desta vez, a ação contribui com as atividades das ONGs Ame Vidas, Gangue dos Patinhas e Rutinha Protetora Pet, que atuam com resgate, cuidado e promoção a adoção responsável, além de realizarem programas de castração e campanhas educativas para prevenir o abandono de animais.
Ao todo, 25 estabelecimentos Associados da CDL se prontificaram em prestar apoio à campanha, servindo como pontos de coleta onde a comunidade pode doar ração, realizar transferências via PIX e, ainda, adotar um novo amigo. Desde o início de novembro, cada local manteve em exposição uma árvore de Natal decorada com fotos e histórias dos mais de 60 animais que se encontram em adoção, como uma forma de conectar as pessoas à realidade dos animais que aguardam por um lar. A ação, inspirada em modelos semelhantes observados em outras cidades, acontece em um momento especialmente estratégico do ano, quando os abrigos enfrentam uma queda nas doações e há um aumento no abandono de animais devido à temporada de férias.
Segundo Fernanda, o impacto social do projeto vai muito além da arrecadação dos itens e fomenta um ciclo positivo de conscientização sobre adoção e cuidado animal, reforçando o espírito natalino de acolhimento e solidariedade em Jaraguá do Sul. “É emocionante ver crianças pedindo aos pais para adotar um animal, sem qualquer distinção de raça ou preconceito. Estamos promovendo uma nova mentalidade nas gerações futuras”, afirma.