Comércio já abre em horário estendido para as compras de fim de ano

Por: OCP News Jaraguá do Sul

12/12/2017 - 06:12 - Atualizada em: 13/12/2017 - 08:21

Antecipando as compras de fim de ano, o comércio em Jaraguá do Sul começou a trabalhar em horário prolongado esta semana. Até domingo, o horário de funcionamento vai até as 20 horas. Semana que vem, o fechamento se adia novamente, estendendo para as 21h, oferecendo mais tempo para fazer as compras de fim de ano e escolher presentes.

No fim de semana que se passou, já operando até as 19h, o movimento foi bom, segundo lojistas como Jéssica Mueller, sócia e proprietária de uma loja de presentes e artigos de decoração no Calçadão da Marechal.  “No domingo, o pessoal estava mais vendo do que comprando”, explicou, adicionando que a procura por enquanto está mais voltada para as brincadeiras de amigos secretos. A seu ver, muitos consumidores ainda não sabiam sobre o funcionamento alterado. “Nesse fim de semana as pessoas nem sabiam muito bem que estava aberto até mais tarde. Então, não veio tanta gente”, destaca.

Expectativa é de que os próximos dias comecem a ver a procura por compras maiores | Foto Eduardo Montecino/OCP

A expectativa é de que os próximos dias comecem a ver a procura por compras maiores – e que as compras de fim de ano compensem um pouco o ano que transcorreu mais devagar.  Segundo Marcelo Nasato, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), este primeiro domingo de funcionamento teve uma movimentação considerável. “A expectativa é que esse incremento no número de pessoas tenha se convertido em vendas”, explica.

O atendimento prolongado e a busca por presentes em cima da hora têm ajudado a compensar um ano que foi “difícil”, como definiu Jéssica. “O movimento ainda está fraco comparado aos outros anos, mas deu uma esquentada”, nota Hilda Ewald, gerente de uma loja de calçados. De acordo com a lojista, ainda não há como dizer se isso vai ser refletido no comércio durante a semana.  Para a CDL, o clima é otimista e a expectativa é de um dezembro com vendas 5 a 10% superiores às de 2016. “Isso é muito positivo depois de um período de recessão que o comércio teve”, comentou Nasato.

Para atender à procura, algumas lojas têm recorrido não só a funcionários temporários, mas também a pessoal especificamente para os fins de semana. “Nós pagamos uma pessoa para o mês, mas estamos com freelancers para os sábados e domingos”, explica Hilda.

Hilda Ewald, gerente de uma loja de calçados | Foto Eduardo Montecino/OCP

Horário estendido em toda a microrregião

Conforme a Convenção Coletiva de Trabalho, o horário de comércio se estende também para as cidades de Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba.

A convenção, negociada entre os sindicados de empregados e do comércio varejista, estipula o fechamento em todas as lojas nos dias 25, 26 e 31 de dezembro, bem como em 1 de janeiro. Supermercados e shopping terão horários próprios.

Horário natalino

Jaraguá do Sul

Sábado (16/12): até às 17h

Domingo (17/12): das 16h às 20h

De 11 a 15/12: até às 20h

De 18 a 22/12: até às 21h

23/12: até às 20h

24/12: das 8h30 às 13h

25 e 26/12: fechado

27 a 29/12: horário normal

30/12: até às 13h

31/12 e 1/1: fechado

2/1: horário normal

Campanha de Natal

Além do horário estendido, o comércio jaraguaense tem outro destaque para as compras de fim de ano. Promovida pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a campanha “Natal sem Igual” oferece como prêmios para os consumidores  41 vales-compras de R$ 500 e uma Chevrolet Tracker. Para participar, é preciso fazer compras acima de R$ 50 nas lojas participantes da promoção e se cadastrar no site www.natalsemigual2017.com.br. A campanha online vai até o dia 10 de janeiro e os ganhadores serão divulgados nos dias 12 e 18 de dezembro e 11 de janeiro.

LEIA MAIS: 

– CDL realiza o terceiro sorteio da campanha ‘Natal sem Igual’; Confira os ganhadores

– Instalação de luzes ajuda a colocar comércio jaraguaense no clima do Natal

*Reportagem de Pedro Henrique Leal