Os setores do comércio e dos serviços foram os grandes destaques na geração de empregos com carteira assinada em Santa Catarina em 2025. Dos 59.184 postos de trabalho formais criados no ano no estado, aproximadamente 85% tiveram origem no setor terciário — o número exato é de 50.733 vagas. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal nesta quinta-feira, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Entre os demais setores da economia catarinense, a construção civil registrou saldo positivo de 3.689 vagas, seguida pela indústria, com 3.251, e pela agropecuária, que criou 1.519 postos de trabalho. O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, avalia que o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve impacto negativo em segmentos industriais com forte atuação no mercado americano.
Apesar disso, Dagnoni considera que o desempenho do mercado de trabalho em 2025 foi positivo, embora tenha havido uma queda de 44% na comparação com o ano anterior. Segundo ele, fatores como os juros elevados influenciaram a desaceleração nas contratações.
“Como se diz popularmente, o custo do dinheiro estava mais caro no ano passado. Isso impacta os empresários, principalmente no momento de investir e contratar mais funcionários. Esse cenário ajuda a explicar a queda em relação a 2024. Ainda assim, quase 60 mil empregos criados em um ano é um número bastante considerável”, afirma.
Outro ponto destacado pelo presidente da Fecomércio SC é a taxa de desemprego em Santa Catarina, atualmente pouco acima de 2%. “Quanto mais baixa a taxa de desemprego, mais difícil se torna contratar. É a lei do mercado”, diz.
Tombo em dezembro
Como ocorre tradicionalmente, o mês de dezembro apresentou saldo negativo na geração de empregos. Em Santa Catarina, foram fechadas pouco mais de 47 mil vagas. O resultado reflete um movimento sazonal, decorrente principalmente do desligamento de trabalhadores temporários.
No Brasil, 2025 terminou com saldo positivo de 1,28 milhão de novos empregos — o menor resultado desde 2020.