Comércio de Jaraguá do Sul teve resultado positivo com vendas de Dia dos Pais

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

14/08/2020 - 10:08 - Atualizada em: 14/08/2020 - 10:37

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul promoveu pesquisa de vendas para avaliar os resultados obtidos pelo comércio local na semana que antecedeu o Dia dos Pais.

Entre os participantes, 43,1% tiveram ampliação nos negócios efetivados em 2020 na comparação com o mesmo período de 2019.

Além disso, 29,2% indicaram uma manutenção de resultados, sem queda ou crescimento. Já no lado oposto, com resultados negativos, foram 27,7%.

Conforme a presidente da entidade, Talita Beber, apesar dos critérios impostos pela pandemia, o comércio tem tentando se manter ativo e inovando.

Para isso, a CDL vem estimulando os lojistas a diversificar as formas de atender o cliente, aderindo aos sistemas de delivery, drive thru e take away, por exemplo.

Segundo ela, a entidade também está dando todo o suporte necessário para que os comerciantes que ainda não atuam em multicanais comecem a introduzi-los nos negócios. “Assim, é possível potencializar mais as vendas, gerando novas oportunidades comerciais”, destaca.

A CDL ainda reforça a importância da aplicação diária das medidas para conter o avanço da Covid-19.

“Os cuidados de higiene e segurança nos estabelecimentos dos associados, como também de seus colaboradores e clientes, é essencial. Eles envolvem o distanciamento de pelo menos 1,5 metro, sempre utilizar máscaras, higienizar as mãos com frequência e manter os locais de trabalho arejados”, enfatiza.

Vendas nacionais

Segundo uma pesquisa da Cielo, a nível nacional as vendas do varejo encolheram 8,8% na semana do Dia dos Pais, na comparação com o mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11).

Os números da empresa de meio de pagamentos foram mensurados por meio do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que utiliza modelos matemáticos e estatísticos para calcular o desempenho do setor e não leva em conta apenas a base de clientes da companhia.

No mesmo período, as vendas do e-commerce cresceram 22%.

O cálculo da Cielo não leva em conta os números do setor de turismo e transporte, um dos mais atingidos pela crise. Incluso o setor, o comércio eletrônico passaria a registrar uma queda de 34,2% na comparação com 2019.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul