A Black Friday deste ano, marcada para o próximo dia 29, deve movimentar R$ 3,67 bilhões. Esta é a previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada na terça-feira (19). Em Jaraguá do Sul, vários lojistas já anunciam em suas vitrines a iminência de descontos para a data.

O consumidor também se demonstra ansioso, segundo a avaliação do gerente de loja Sidney Turcatto, da Multisom. "Temos visto muitos clientes pesquisando produtos, mas aguardando até a Black Friday para decidir se fecham a compra, na espera das nossas promoções e do 13º", nota.

A Black Friday é a principal data do e-commerce brasileiro e vem se consolidando no varejo físico. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a data em 2018 teve um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

Para 2019, a tendência é que o consumidor que compra em mais de um canal chegue a 25% do total, contra 7% de 2018. É tradicionalmente, a data que inaugura a temporada de compras natalinas.

O consumidor irá destinar aproximadamente 37% das compras da Black Friday para compras de Natal e final de ano. As vendas por meio de comércio eletrônico (e-commerce) da Black Friday devem, pela primeira vez, estar muito próximas das realizadas em lojas físicas.

A projeção é da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop). Ela prevê para este ano, durante a promoção, um faturamento para o comércio acima de R$ 3 bilhões.

Intenção de compra

De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, em parceria com a consultoria Provokers, o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao comércio eletrônico na data.

O levantamento aponta que a intenção de compra somente na internet durante a Black Friday caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019 - enquanto grande parte dos entrevistados disseram planejam comprar em ambos os canais, saltando para 25%, contra 7% no ano passado.

Para comemorar a data, considerada uma das mais importantes para o comércio de fim de ano, o Núcleo dos Dirigentes Lojistas do Centro, ligado a CDL, prepara uma ação especial, com promoções e descontos especiais no dia 30, sábado.

Durante o dia, o comércio irá operar em horário especial, das das 8h30 às 17h.

Algumas lojas estão preparando também promoções para o dia 29.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul, Gabriel Seifert, A expectativa é de bons resultados nesta data que já é uma das mais importantes para o varejo nacional.

O Jaraguá do Sul Park Shopping também prepara ações para a data, mas ainda não divulgou quais.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger