Comércio de Jaraguá do Sul investe no relacionamento com clientes usando as redes sociais

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

26/02/2018 - 05:02

A utilização das redes sociais se consolida entre os lojistas jaraguaenses como uma ferramenta de divulgação dos lançamentos, novidades, promoções, apresentação de produtos e vendas.

O chamado Social Commerce – evolução do conceito de e-commerce, passando do uso de uma plataforma online para vendas para o uso da rede como forma de engajamento e socialização com o cliente – é uma das tendências de inovação do comércio, com a presença cada vez maior do brasileiro nas redes sociais.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul vem reforçando a importância de se trabalhar com os multicanais, seja por meio das redes sociais, WhatsApp Business e e-commmerce.

O uso destas ferramentas é um dos focos da atuação da Diretoria de Inovação nesta gestão, como uma forma de aumentar o reconhecimento da loja e produtos gerando ainda mais conexão da empresa com o cliente-alvo.

“Dentro do calendário 2020 da entidade, estamos prevendo cursos de redes sociais e e-commerce para auxiliar os lojistas com técnicas para o dia a dia”, adiciona a presidente da CDL, Talita Beber.

Uma empresa que tem encontrado sucesso no uso de redes sociais para facilitar o contato com os clientes é a Force Suplementos Produtos Naturais, atuando há três anos com auxílio do WhatsApp, Facebook e Instagram, como conta a proprietária, Rose Spredemann.

“Toda semana tem alguma promoção divulgada no Instagram e as pessoas nos contatam muito para esclarecer dúvidas, perguntar sobre a disponibilidade de produtos e sobre os benefícios”, diz.

Atendimento virtual

Segundo a empresária, a agilidade das redes sociais fortalece as relações com os clientes, que têm um canal mais direto com a loja.

No início, o uso das redes era mais limitado, mas com a resposta do consumidor fiel, o foco foi aumentando – e desde 2019, ela busca profissionais para fortalecer a presença da marca nas redes.

“A realização de promoções, sorteios e outras ações nas redes sociais serve para recompensar os clientes fiéis e ainda ajudam a alcançar novos públicos”, explica Spredemann.

Os canais de comunicação com o cliente também ajudam a medir o interesse do consumidor em produtos e a indicar marcas.

“Recebemos mensagens de clientes perguntando se temos algum produto, dependendo do caso e de quantas pessoas procuram, vamos atrás do item ou indicamos um similar”, diz.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul