Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal inicia nesta quinta-feira (17) o pagamento do quarto lote do abono salarial do PIS/Pasep para os mais de 1,8 milhões trabalhadores nascidos no mês de outubro.

O benefício é de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base de 2018.

Para os correntistas que possuem conta individual na Caixa, o depósito já foi feito automaticamente na terça-feira (15).

O saque pode ser feito até 30 de junho de 2020.

Os pagamentos são escalonados conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho, com os nascidos naquele mês.

Segundo o Governo Federal, a expectativa é que seja injetado R$ 1,3 bilhões na economia.

O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa ou pelo Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 0800 726 0207.

Quem tem direito?

Tem direito ao abono as pessoas cadastradas no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e que tenham trabalhado com carteira assinada em 2018 por, no mínimo, 30 dias, com remuneração salarial até dois salários mínimos, em média.

É preciso, também, que o empregador tenha informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018, entregue ao governo federal.

O Abono Salarial estará disponível para saque até 30 de junho de 2020.

O valor pago é de até um salário mínimo (R$ 998 em 2019) e varia de acordo com o tempo trabalhado. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do mínimo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger