Combate à recessão: Blumenau apresenta ações para retomada econômica

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

22/06/2020 - 14:06 - Atualizada em: 22/06/2020 - 14:58

A Prefeitura de Blumenau apresentou nesta segunda-feira (22) o Plano de Ação para a Retomada Econômica no município. O objetivo é elaborar estratégias em conjunto com a iniciativa privada, a partir do diagnóstico dos setores mais afetados pela pandemia causada pelo coronavírus.

Desde a decretação das primeiras medidas restritivas para combater a doença, o Município vem trabalhando em ações imediatas para minimizar os impactos econômicos, como a prorrogação de taxas para os setores turísticos, de eventos e restaurantes; a criação do selo “Produzido em Blumenau”, para fortalecimento de produtos locais; e a flexibilização do registro e licenciamento de microempreendores individuais (MEIs) na cidade.

Os investimentos municipais em obras, na ordem de R$ 318 milhões, também são ações imediatas para o estímulo econômico, por meio da geração e manutenção do emprego e renda. A Prefeitura trabalha ainda na criação do Programa Juro Zero, que permitirá aos MEIs acesso a crédito junto às instituições financeiras.

Além disso, o plano propõe uma ampliação nas ações, com a realização de workshops virtuais com os atores econômicos da cidade, para discutir outras medidas de curto prazo a serem implementadas pelo poder público e por parceiros. O primeiro workshop com a participação de setores externos ocorrerá nesta quarta-feira (24) e será voltado para o setor de Economia Criativa.

Impactos da crise na economia local

Segundo dados das secretarias municipais da Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, a crise provocou impacto no saldo de empresas na cidade, no comparativo entre os meses de janeiro a maio de 2019 e 2020. No ano passado, Blumenau contava com saldo de 1.368 empresas, número que este ano ficou em 1.022. Isso corresponde a uma retração de 25%, com fechamentos significativos em alguns setores da economia.

Outros dados dão ainda uma dimensão mais concreta sobre o cenário. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cerca de 6 mil pessoas perderam o emprego em Blumenau desde o início da pandemia. Tal número, confrontado com o de contratações, resultou em 1.883 empregos a menos na cidade até abril.

Esses fatores refletem diretamente na queda de arrecadação da Prefeitura. A perda para este ano está estimada em R$ 177 milhões, segundo a Secretaria da Fazenda. De acordo com dados oficiais, o ICMS em Blumenau teve retração de 29% em comparação a maio de 2019; e o ISS, apresentou redução de 8,4% neste mesmo período.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul