WEG 59 anos: Com olhar voltado para o futuro, empresa compra startups de soluções digitais e inteligência artificial

Diretor de Negócios Digitais da WEG, Carlos José Bastos Grillo. | Foto Divulgação/WEG

Por: Elissandro Sutil

16/09/2020 - 07:09 - Atualizada em: 16/09/2020 - 10:40

A modesta fábrica de motores elétricos de Jaraguá do Sul fundada há 60 anos se transformou em uma gigante mundial que, ano após ano, expande ainda mais as áreas de atuação. As aquisições mais recentes da multinacional evidenciam esse movimento e apontam para o futuro.

Segundo o diretor de Negócios Digitais da WEG, Carlos José Bastos Grillo, os investimentos nas startups Mvisia e BirminD, feitos na metade deste ano, complementam uma série de ações que a empresa iniciou em 2019 para atender as novas demandas da Indústria 4.0.

A BirminD, de Sorocaba, atua no mercado de Inteligência Artificial aplicada à Industrial Analytics. Com o fechamento do acordo, a WEG passou a ter 51% do capital social da empresa de tecnologia, com possibilidade de aumentar sua participação nos negócios posteriormente.

“A BirminD vai nos proporcionar tratar de dados industriais, desde planilhas em Excel e dados menos estruturados, para empresas com um nível de digitalização ainda inicial, até conexões automáticas com ERPs, MES, supervisórios e controladores”, relata o diretor.

Conforme Grillo, ao correlacionar as informações, a tecnologia da empresa pode sugerir meios para otimizar processos, encontrar potenciais ações redutoras de desperdícios, indicar pontos de operação para excelência industrial e simular novos cenários.

Outra aquisição da multinacional foi a Mvisia, também de São Paulo e em destaque no mercado nacional. A startup é especializada em soluções de inteligência artificial voltada à visão computacional para a indústria.

Com a compra de 51% do capital social da empresa, a multinacional jaraguaense busca incluir novos recursos à WEG Digital Solutions e à plataforma IoT WEGnology®, lançada recentemente para atender a Indústria 4.0.

Segundo o diretor de Negócios Digitais, a empresa possui uma solução madura e escalável, de grande valor para as técnicas de monitoramento, sensoriamento e gerenciamento de processos industriais através de visão computacional e algoritmos de Inteligência Artificial (Machine Learning, Python, OpenCV).

“Com esta aquisição incluiremos no nosso ecossistema digital uma tecnologia de captura, tratamento, processamento e armazenamento dos dados através de imagens, capaz de enviar para a nuvem informações precisas e em tempo real, possibilitando controle de aspectos como produtividade, segurança, quantidade de defeitos e dimensões”, explica.

De acordo com Grillo, será possível gerar insights automáticos sobre atributos quantitativos e qualitativos de produtos. “É uma tecnologia que vem para auxiliar e aprimorar a inteligência humana”, destaca.

Importância para o desenvolvimento

Na análise do diretor de Negócios Digitais da WEG, a empresa jaraguaense tem conseguindo se destacar no processo de digitalização da automação industrial, fundamental para a Quarta Revolução Industrial.

“É uma mudança que não tem mais volta. Adotamos diversas novas tecnologias dentro da WEG nos últimos anos e nossos clientes também enxergam a necessidade de fazer parte desse movimento e evoluir. É um mercado que traz inúmeras vantagens e oportunidades de investimento”, avalia.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul