A Apple apresentou nesta segunda-feira (10) o iOS 18, nova versão do sistema operacional do iPhone. Segundo a gigante da tecnologia, o novo sistema do iPhone está mais personalizável, e agora permite customizar a Central de Controle e a tela de Início, cujos aplicativos podem ser reordenados livremente
A apresentação foi feita durante a WWDC 2024, conferência anual da empresa para desenvolvedores.
As informações são do TechTudo.
O iOS 18 também ganhou recursos focados em segurança e privacidade, permitindo aos usuários bloquear e ocultar aplicativos — o que é útil para proteger apps de banco, por exemplo.
A nova versão da assistente digital da Apple, Siri, vem com integração à Apple Intelligence, Inteligência Artificial (IA) da marca. A atualização ainda trouxe melhorias nos aplicativos Fotos e Mensagens. Os dispositivos da empresa, agora, também ganham a capacidade de utilizar o ChatGPT, da OpenAI.
O iOS 18 deve ser liberado em setembro, quando a Apple tradicionalmente realiza o lançamento dos novos iPhones.
A Central de Controle do iOS 18 passa a ser personalizável, e os usuários poderão trocar os ícones da seção de lugar. Também será possível deslizar entre várias páginas de controle e alternar entre os recursos mais importantes, com controle de mídia em posições de destaque.
O iOS 18 também ganhou funções voltadas à segurança e privacidade. Com o recurso “Lock an App”, os usuários do novo sistema poderão bloquear um aplicativo quando entregarem o iPhone para um terceiro.
Após o bloqueio, só será possível acessar o app a partir de autenticação com Face ID, Touch ID ou senha. Além disso, enquanto o recurso estiver ativado, as informações de dentro do app não aparecerão em outros lugares, como pesquisa e histórico de notificações.
O recurso “Hide an App”, por sua vez, permite ocultar um aplicativo que você não deseja que outras pessoas saibam que está instalado no seu iPhone.
Os apps ocultos ficarão em uma pasta secreta, de forma que apenas o dono do celular saberá da existência do programa. A função é especialmente útil para aplicativos que abrigam informações sensíveis, como apps de banco.
O aplicativo Fotos foi reformulado para lidar com as bibliotecas de imagens cada vez maiores que acumulamos. As mudanças incluem classificação de rostos e a capacidade de fixar coleções na parte superior, para agilizar o acesso. Além disso, pessoas e animais de estimação serão agrupados automaticamente em coleções que você pode acessar por meio da nova visualização em carrossel do app.
A Apple também anunciou novidades para o aplicativo Mensagens. Entre as novidades estão adição de emojis em respostas do tipo “tapback”, novas opções de formatação textual e a possibilidade de agendar o envio de mensagens.
A empresa não mencionou, entretanto, a chegada do esperado padrão de mensagens RCS ao iPhone. A tecnologia, considerada “substituta do SMS”, permite envio de mídias em alta resolução e conversas em grupo, ampliando a dinâmica com usuários de Android.