Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Com estaleiro em Itajaí, thyssenkrupp Marine Systems marca presença na LAAD Defence & Security 2025

Divulgação/thyssenkrupp Marine Systems

Por: Pedro Leal

25/03/2025 - 14:03 - Atualizada em: 25/03/2025 - 14:08

A thyssenkrupp Marine Systems, uma das líderes globais em sistemas navais, marcará presença na LAAD Defence & Security 2025, que acontece de 1º a 4 de abril no Rio de Janeiro (RJ). Reconhecida como a maior feira do setor na América Latina, a LAAD reúne fabricantes de tecnologias para Forças Armadas, Polícias e Forças Especiais, além de apresentar projetos de infraestrutura e engenharia.

Com mais de 185 anos de tradição em engenharia naval, a thyssenkrupp Marine Systems levará ao evento suas soluções inovadoras para submarinos, embarcações de superfície e sistemas de defesa marítima. Uma das líderes mundiais em submarinos convencionais e referência em tecnologias navais, a empresa se destaca pela excelência técnica e pela capacidade de inovação.

Entre os destaques da participação na LAAD está o Programa Fragatas Classe Tamandaré, uma parceria com a Marinha do Brasil por meio da sociedade de propósito específico Águas Azuis, formada pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech. O programa representa um passo estratégico para a modernização da esquadra brasileira, com a construção de quatro fragatas de alta complexidade tecnológica.

Baseadas na renomada classe MEKO®, essas fragatas são projetadas para operações multimissão e amplamente utilizadas por marinhas ao redor do mundo. Sua modularidade facilita a integração local, a transferência de tecnologia e a otimização dos custos de manutenção e modernização.

As embarcações contam com radares, sensores e armamentos de última geração, além de um hangar e convoo para helicópteros. Com 107,2 metros de comprimento, deslocamento de 3.500 toneladas e autonomia de 5.500 milhas náuticas, as fragatas atingem velocidades de até 25 nós (aproximadamente 47 km/h), garantindo alta eficiência operacional em missões navais avançadas.

Com mais de 8.000 especialistas atuando globalmente, a thyssenkrupp Marine Systems oferece um amplo portfólio, abrangendo desde o design até a produção, bem como sistemas de comando e armamento. A subsidiária ATLAS ELEKTRONIK, especializada em sistemas de sonar e gerenciamento de combate, complementa o portfólio, consolidando a empresa como um dos principais fornecedores mundiais de soluções navais.

Mais moderno e inovador projeto naval do Brasil

O compromisso com a inovação e a sustentabilidade é refletido nas tecnologias de ponta desenvolvidas pela thyssenkrupp Marine Systems para a defesa marítima. O Programa Fragatas Classe Tamandaré exemplifica isso com a construção das fragatas no Brasil e um alto índice de conteúdo local, promovendo a transferência de tecnologia e fortalecendo a indústria naval brasileira.

A iniciativa já atingiu marcos significativos, como o lançamento da primeira fragata, em agosto de 2024; o batimento de quilha da segunda fragata, em julho de 2024; e o primeiro corte de aço da terceira fragata, em novembro de 2024. Hoje, ao todo, três embarcações estão em construção simultaneamente, algo inédito em território brasileiro, consolidando a expertise da thyssenkrupp Marine Systems em tecnologia de defesa naval e reafirmando seu compromisso com a Marinha do Brasil.

As projeções do programa apontam a mobilização de cerca de 2.000 profissionais envolvidos diretamente nas obras, com um reflexo de aproximadamente 6.000 postos de trabalho indiretos e um arraste que deve chegar a 15.000 empregos induzidos, quando acrescentadas as atividades que gravitam no entorno tais como hotéis, restaurantes, transporte, entre outros, totalizando algo como 23.000 empregos gerados. Estima-se ainda uma arrecadação de R$ 500 milhões em impostos e o envolvimento de cerca de 1 mil fornecedores no Brasil, com um conteúdo local estimado em R$ 4,8 bilhões.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).