Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Com aumento de 17,9% em 2023, setor de Food Service puxa crescimento de franquias, aponta ABF

Foto: Pixabay

Por: Pedro Leal

23/02/2024 - 14:02 - Atualizada em: 23/02/2024 - 14:21

Dentro do segmento de franchising brasileiro e mundial, o chamado “food service” segue se destacando: De acordo com dados divulgados em 08 de fevereiro pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de Alimentação – Food Service registrou um crescimento de 17,9% em 2023, conquistando o melhor resultado dentre os demais classificados pela entidade.

Entre os motivos que impulsionaram este movimento, segundo a entidade setorial, estão novos modelos de negócio que exploram tanto o físico quanto o digital, a continuidade da venda por delivery como faturamento incremental, formatos focados em conveniência que trazem melhorias na eficiência e nos processos, as tecnologias utilizadas com foco em aumento da produtividade e à alta do tíquete médio.

O segmento abrange qualquer empresa que prepara refeições e produtos alimentares para consumo fora de casa. Por exemplo, food trucks, bares, lanchonetes, restaurantes e bistrôs.

Corroborando com estes dados, a GALUNION, consultoria especializada em alimentação, desenvolveu uma nova pesquisa intitulada “Tendências do Ecossistema de Foodservice”. Com base no ano de 2023, o levantamento quis entender como está o desempenho do faturamento total em food service em 2023. Neste caso, 64% afirmaram estar com desempenho superior ao faturamento de um ano atrás, 30% igual ao faturamento de um ano atrás e 3% inferior ao faturamento de um ano atrás.

“No último levantamento que fizemos neste ano, pudemos ver uma recuperação do setor. Quando questionamos como foi o resultado financeiro dos negócios em food service em 2023 até o momento, ou seja, entre meados de outubro e início de novembro, 87% afirmaram estar com lucro, 12% próximo a zero e 1% no prejuízo. Além disso, 74% avaliam que o resultado será melhor que 2022, 20% ser igual e 3% pior que o ano anterior”, revela a fundadora e CEO da GALUNION, Simone Galante.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).