Cidade da Grande Florianópolis é a quarta que mais gera empregos em SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

29/01/2019 - 12:01 - Atualizada em: 29/01/2019 - 12:41

Palhoça foi a quarta cidade de Santa Catarina que mais criou empregos formais em 2018, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged).

Consta, no relatório divulgado na última quarta-feira (23), que o município da Grande Florianópolis obteve um saldo positivo de 1.446 (que é a diferença entre demissões e contratações), ficando à frente de importantes polos econômicos de Santa Catarina, como Brusque (saldo de 1.381 vagas), Itapema (1.234), Criciúma (1.080) e Blumenau (1.027 postos de trabalho).

Palhoça conquistou outro destaque, registrando a sexta maior “expansão relativa no Estado”. Em termos setoriais, o aumento de empregos em Palhoça foi distribuído nos setores de serviços, com saldo positivo de 455 contratações, comércio (+563) e indústria de transformação (+250).

“Esses números demonstram a força de Palhoça na economia de Santa Catarina, seu potencial de crescimento e a determinação dos empresários e dos trabalhadores palhocenses”, comentou o prefeito Camilo Martins.

Ainda segundo o prefeito, fatores como segurança jurídica, ambiente favorável de negócios, incentivos fiscais e desburocratização são fatores que contribuíram para o bom desempenho da economia do município em 2018.

“O empresário se sente otimista para investir, quando a administração pública acena com incentivos à produção e menos burocracia”, disse Camilo Martins.

Além disso, com quatro faculdades, sendo uma pública (Faculdade Municipal de Palhoça), o município disponibiliza mão de obra qualificada às empresas.

A localização da cidade, situada a pouco mais de dez quilômetros da capital, entre os portos de Itajaí e Navegantes, ao Norte, e Imbituba, ao Sul, é outro ponto favorável na hora da indústria escoar seus produtos.

Estado

Ainda de acordo com o levantamento do Caged, Santa Catarina foi o terceiro estado do país a gerar mais oportunidades em 2018, com um saldo positivo de 41.718 empregos formais.

O Estado está atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. O resultado é a diferença entre 981.364 admitidos e 939.646 desligamentos.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?