A missão do SENAI concluiu nesta quarta-feira (10), no último dia da viagem à China, uma série de encontros estratégicos com empresas líderes em robótica avançada. O objetivo foi fortalecer a cooperação internacional em pesquisa, inovação e educação tecnológica.
O primeiro encontro foi na Tecnologia Co. de Xianchu, startup líder em robótica inteligente. A empresa apresentou soluções em robôs humanoides, bípedes e quadrúpedes, capazes de operar em ambientes adversos e atender às demandas da indústria.
Durante a reunião, foram discutidas possíveis colaborações em pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia e educação, além de integração com o Instituto SENAI de Inovação em Manufatura Avançada.
Ficou alinhado o desenvolvimento de planos de trabalho conjuntos, incluindo projetos colaborativos de inovação, programas de capacitação e cursos especializados em robótica.
ROBÔS COLABORATIVOS
Na Haribit Robotics, fornecedora global de robôs para a indústria, foram apresentados robôs colaborativos e soluções customizadas para interação industrial.
As conversas reforçaram oportunidades de cooperação em pesquisa e educação, além da implementação de um centro de inovação em robótica avançada no Brasil, liderado pelo SENAI/SC em parceria com a Superintendência Nacional.
O diretor regional do SENAI/SC, Fabrízio Pereira, afirmou que o último dia da agenda consolidou o compromisso do SENAI em estruturar um plano de ação estratégico para criar o centro de inovação, educação e tecnologia em robótica avançada.
“Este movimento reúne esforços do SENAI/SC e do SENAI Nacional, visando consolidar o Brasil como referência em formação, pesquisa e aplicação industrial em robótica de próxima geração.”