Cervejas produzidas em Jaraguá do Sul podem ganhar selo para atestar origem e qualidade

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

01/10/2019 - 05:10 - Atualizada em: 01/10/2019 - 09:21

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (Semdeicst), tem se reunido com cervejeiros artesanais para tratar sobre a concessão do “Selo da Cerveja de Jaraguá do Sul”, com abrangência para microcervejarias, brewpubs e nanocervejarias que exerçam atividades no Município.

A ideia é valorizar a produção local, estipular regras de qualidade e, consequentemente, fortalecer esse nicho da economia, que já vem mostrando bom desempenho.

No ano passado, em média, a produção de cerveja artesanal jaraguaense girou em torno de 150 mil litros por mês e a projeção para 2019 é de crescimento de 20%.

Três cervejarias foram escolhidas pela secretaria como representantes do setor para discutir os critérios de avaliação e a proposta de regulamentação do Selo, segundo o secretário do desenvolvimento econômico, Domingos Zancanaro: Maestro, Karsten e Stannis. O grupo participou das primeiras reuniões sobre o tema, com o restante do setor participando de discussões posteriores.

Foto Arquivo OCP News

O grupo está definindo critérios para avaliação do produto – entre os critérios escalados pela secretaria estão a estética, ética, espaço da cervejaria para atividades de ensino e pesquisa, capacitação profissional da equipe, eficiência energética, recursos hídricos, ambiente laboral na produção, e fomento ao turismo – critério com peso maior, segundo Zancanaro.

A princípio, as cervejarias terão que superar uma nota de corte de 5 na avaliação, segundo estudos da prefeitura. “Para que todos possam ir melhorando o processo de pontuação. Depois de dois anos em vigor do selo, vamos passar a nota de corte para sete”, explica Zancanaro.

Dennis Ivan Torres, sócio da Königs Bier, frisa a importância do selo para o setor e para a imagem do município. “Penso que é muito importante ter como demonstrar a procedência do nosso produto, assim como acontece com os vinhos do vale gaúcho. Isso mostra que Jaraguá tem uma força neste setor”, diz.

Segundo o empreendedor, o papel do poder público foi fundamental. “Tem muita coisa que o setor privado sozinho não consegue fazer, e o papel da Prefeitura neste trabalho foi muito importante para estruturar isto. Agora, podemos começar a estabelecer uma imagem, uma reputação para nossas cervejas”, destaca.

Como obter o selo

Por chamamento público, os cervejeiros interessados serão avaliados pela Comissão do Selo e serão fiscalizados quanto ao cumprimento dos critérios obrigatórios e de avaliação. A Comissão terá três representantes da Prefeitura e dois indicados pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs).

O próximo encontro com os cervejeiros para discutir as propostas e ajustes finais à regulamentação da lei municipal 7.793/2018, de 8 de novembro de 2018, está agendado para 10 de outubro. A regulamentação será através de decreto municipal.

*a publicação original da matéria informava que a Königs Bier era uma das representantes escolhidas para as primeiras discussões. O texto foi corrigido, a empresa correta é a Maestro

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger