Quando o assunto é cerveja artesanal, o Vale Europeu é uma das regiões mais conhecidas do país por reunir tradição e inovação. Para seguir com a expansão do mercado e entender as pautas comuns a todos os negócios do setor, representantes de dez cervejarias das cidades de Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode criaram na última semana a Associação Vale da Cerveja.
A entidade sem fins lucrativos tem como objetivos a aproximação das marcas para o fortalecimento do segmento na região, o estímulo ao turismo e o combate às práticas ilegais do setor. As cervejarias que integram o movimento são: Alles Blau, Balbúrdia, Berghain, Blauer Berg, Blumenau, Container, Das Bier, Hersing, Schornstein e Wunder Bier. Uma cerveja colaborativa entra elas, com o estilo Helles, será lançada nos próximos meses.
O primeiro presidente da entidade será Daniel Reginatto, um dos proprietários da Cervejaria Container, que seguirá à frente da Associação até 2021. De acordo com ele, a mobilização surgiu a partir da troca de experiências entre os gestores dos negócios e a identificação de problemas comuns, que podem ser combatidos com o associativismo. “Entendemos que pautas acabam ganhando mais força quando trabalhadas em conjunto. E é por isso que a Associação surgiu”, comenta.
Outras cervejarias podem se juntar ao movimento. Mas, para tanto, precisam ter uma produção de até três milhões de litros por ano – uma média de 250 mil litros ao mês – e sede num dos cinco municípios.
*Com informações da assessoria de imprensa
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui
- Região do Vale Europeu – Clique aqui