No dia 15 de junho, o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, Novale Hub, completou um ano de fundação - mas para o diretor executivo do espaço, Robert Burnett, seria mais correto afirmar que a instalação se aproxima de completar seu primeiro semestre.

"Todo o segundo semestre do ano passado foi voltado para resolver as questões jurídicas e legais para permitir o funcionamento do espaço, que só entrou em funcionamento em 15 de janeiro - então este mês é que completaremos de fato seis meses", diz.

Naqueles primeiros seis meses, foram elaborados os arcabouços jurídicos para permitir a operação do Centro de forma independente. "Foi criada e aprovada uma organização social para gerir o Centro. Criamos a lei municipal de inovação. Elaboramos edital para seleção de empresas para atuar no espaço. Tudo para que a gente tivesse segurança jurídica para começarmos a operar em janeiro", lembra.

Foto Divulgação

Atualmente, oito empresas emergentes atuam no espaço, além da WEG que conta com seu laboratório de Internet das Coisas (IoT) voltado para o sistema Motor Scan instalado no local. Segundo Burnett, um desafio para estas empresas é mão de obra qualificada.

"Precisamos de pessoas que trabalhem com linguagens de programação, e isto é um segmento em que profissionais fazem falta. Estamos cogitando oferecer capacitação neste sentido para suprir a demanda".

Parcerias garantidas

O Presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Anselmo Ramos, que também preside o Conselho de Administração da Associação Centro de Inovação, acentua que resultados já foram alcançados com projetos instalados e parcerias em andamento.

O edital de seleção de empresas segue aberto até dezembro, e cabe aos interessados apresentar um plano de negócios que será avaliado pela associação e acompanhado.

“Sem dúvida tem sido um período de muitas atividades, principalmente no alinhamento com outros segmentos e isto trará um incremento para o incremento do perfil econômico da região”, pontua o empresário.

Ele cita ainda que um dos diferenciais da iniciativa é sua localização integrada ao futuro Distrito de Inovação do município, onde também estarão o Centro UP e o Instituto Senai de Tecnologia, aproximando também instituições de ensino e o JaraguaTec já instalados no seu entorno.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger