Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cenários e perspectivas da indústria têxtil em pauta no Encontro Empresarial da Acijs, dia 6

DIVULGAÇÃO/CNI

Por: Pedro Leal

30/09/2025 - 17:09

Uma das mais influentes lideranças da cadeia têxtil brasileira, o economista Fernando Valente Pimentel estará em Jaraguá do Sul na próxima segunda-feira, dia 6. Diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Pimentel estará no Encontro Empresarial promovido pela Acijs, onde abordará cenários, tendências e perspectivas do setor.

O evento acontece às 19h, no Centro Empresarial (Cejas), e é aberto a empresários, profissionais e ao público em geral. A participação é gratuita, mas, como é tradição da entidade, os presentes são convidados a contribuir com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado à Casa São José.

Mais informações estão disponíveis no site www.acijs.com.br, pelo telefone (47) 98835-1316 ou pelo e-mail [email protected].

Durante a palestra, Fernando Pimentel apresentará um panorama da atual conjuntura econômica do setor têxtil, abordando temas como produção, geração de empregos, varejo, preços e outros indicadores relevantes. Com atuação no setor desde 1977 e membro de diversos conselhos, o economista também destacará as projeções para o encerramento de 2025 e as perspectivas iniciais para 2026. Além disso, tratará da competitividade internacional, do comércio exterior e dos impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre empresas de diferentes segmentos produtivos.

Indústria de relevância nacional

O setor têxtil e de confecções é um dos pilares da indústria brasileira, posicionando o país como o quinto maior produtor têxtil do mundo e o quarto em confecção de vestuário. Santa Catarina se destaca como um dos principais polos nacionais, com forte atuação nas regiões de Jaraguá do Sul, Blumenau e Brusque.

Em 2024, o estado foi responsável por mais de 7.800 novas vagas no setor, consolidando-se como um dos principais geradores de empregos e com forte presença nos mercados interno e externo. A cadeia produtiva catarinense é altamente integrada, o que garante agilidade e qualidade na produção. O estado também apresenta crescimento acima da média nacional, com projeção de alta de 4,9% no segundo semestre de 2024.

Sua estrutura diversificada favorece desde grandes indústrias até pequenos negócios, consolidando Santa Catarina como um motor da moda brasileira e um polo estratégico para exportações.

O Encontro Empresarial da ACIJS conta com o patrocínio institucional da Unimed Jaraguá do Sul, Kienbaum e Sicredi.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).