CDL Jaraguá do Sul lança programa de coleta de lâmpadas fluorescentes

Foto: Christian Taube/Creative Commons

Por: Pedro Leal

22/06/2020 - 09:06 - Atualizada em: 22/06/2020 - 09:34

A conscientização quanto à importância da reciclagem e da destinação correta do lixo é um assunto que faz parte da rotina da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul.

A entidade mantém, desde 2010, o programa Recicla CDL, que já tirou de circulação mais de 300 mil quilos de lixo eletrônico.

Agora, chegou a vez também de direcionar esses esforços ao descarte de lâmpadas fluorescentes.

Para este fim, a CDL Jaraguá do Sul fez uma parceria com a Reciclus, empresa de São Paulo especializada na logística reversa dos materiais.

Dessa forma, a iniciativa tem espalhado pela cidade diversos pontos gratuitos de coleta. Os coletores podem ser instalados em empresas que comercializam os itens.

Para recebê-lo, basta fazer a solicitação no site.

Pontos gratuitos de coleta

Atualmente, eles estão disponíveis nas lojas Balaroti, Ceigon Materiais Elétricos, Breithaupt (Centro e Barra), Comercial Haveg, Conti Elétrica, Figueira Material de Construção, Franzner Material de Construção, Geraluz, Lunelli Materiais Elétricos e Marmil Distribuidora.

Contendo mercúrio na composição, as lâmpadas fluorescentes, quando não descartadas corretamente, podem causar danos à saúde e ao meio ambiente. Elas possuem componentes não-reutilizáveis que necessitam ser armazenados em lugares especiais.

Já outros materiais, como o vidro, que representa 95% da composição, e metais, podem ser separados e enviados para reciclagem, dando origem a novos produtos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul