A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul celebrou na noite desta quinta-feira, dia 21, no Espaço Panorâmico da Scar, seus 57 anos de história em um evento que reuniu autoridades, empresários e lojistas locais. A noite foi marcada por homenagens, reconhecimento e reflexões com o Prêmio Imprensa, que destaca o papel do comércio no desenvolvimento da cidade.
Alta nos custos de moradia afetam a qualidade de vida de 62% dos brasileiros, revela Serasa
No ponto alto da cerimônia, o casal Valdir e Geovana Hornburg, da Casa do Chocolate, recebeu o Troféu Mérito Lojista, reconhecimento que celebra mais de 25 anos de dedicação ao comércio de Jaraguá do Sul. Fundada em 10 de junho de 1999, a empresa nasceu como uma loja de utensílios para confeitaria e, com o tempo, evoluiu para a produção própria de chocolates artesanais, dando origem à marca Pikantus. Desde então, consolidou-se como uma referência no mercado, marcada por perseverança, visão e compromisso com a comunidade.
“Temos muito orgulho da nossa história. Não foi fácil. Mas a gente sempre fez tudo com muito amor. Nosso objetivo é transformar chocolate em felicidade”, destacou a empresária Giovana Hornburg.
Mais do que uma marca consolidada, a Casa do Chocolate tornou-se parte do dia a dia da cidade. A proximidade com a comunidade, o atendimento de excelência e a participação ativa em iniciativas da CDL reforçam o legado da família Hornburg, que transformou chocolate em sinônimo de afeto, tradição, felicidade e orgulho para Jaraguá do Sul.
Joinville marca presença em dois eventos de turismo de alcance nacional
“Quem tem um sonho deve correr atrás e perseguir esse sonho. O nosso chocolate roda o mundo. Porque os turistas levam nosso chocolate para suas cidades e países. Um exemplo disso é o Femusc, na Scar, onde sempre estamos presentes com nossos produtos”, finalizou o empresário Valdir Hornburg.
A noite também contou com uma homenagem especial ao jornalista Flávio José Brugnago, que há 45 anos acompanha a história da CDL. Durante esse tempo, ele registrou e divulgou eventos, conquistas e momentos importantes da entidade, tornando-se uma referência pela dedicação e proximidade com a comunidade.

Divulgação/CDL
Flávio acompanhou de perto a evolução do comércio jaraguaense, registrando momentos marcantes e capítulos importantes da história da entidade. Sua trajetória ajudou a dar visibilidade às iniciativas empresariais e à força do associativismo, fortalecendo o elo entre lojistas, consumidores e comunidade.
“Quero agradecer à diretoria atual da CDL, que fez essa indicação. Fiquei muito contente, mas também quero deixar meu obrigado às 26 diretorias anteriores que acompanhei em eventos e reuniões”, agradeceu o jornalista.
Entre as homenagens da noite, um dos momentos de destaque também foi a entrega do Prêmio Inovação para a Grafipel, que há décadas vem se reinventando e mostrando que inovar vai muito além da tecnologia. A empresa une criatividade, responsabilidade social e compromisso cultural para transformar a experiência dos clientes e fortalecer os laços com a comunidade jaraguaense.
O reconhecimento à Grafipel veio pela soma de iniciativas que a tornaram referência em inovação no comércio local. Entre elas estão o Café Grafipel, que une literatura e gastronomia; a tradicional Contação de Histórias, que incentiva a leitura desde a infância; a Árvore Pet Solidária e ações de reciclagem voltadas ao bem-estar animal; o Projeto Escola na Livraria, que aproxima crianças da leitura e da história gráfica; além de oficinas criativas, rodas de conversa, exposições e lançamentos literários.
“Receber este prêmio de Inovação é uma emoção muito grande, porque representa o reconhecimento de uma trajetória construída com muito trabalho, dedicação e amor pelos livros, pela cultura e pelas pessoas”, agradeceu a empresária Margit Wagner.
E fechando a noite com chave de ouro, os convidados prestigiaram a palestra de Allan Costa, palestrante, empreendedor, escritor e provocador, que trouxe uma reflexão sobre o tema “O que é inovação”. Allan destacou que inovar não se resume apenas a novas ideias ou tecnologias, mas sim à capacidade de gerar valor real, transformar realidades e impactar positivamente a vida das pessoas.
Ele destacou que é preciso incorporar a inovação na estratégia das empresas, ressaltando que se trata de uma questão de sobrevivência. Reforçou ainda que a inovação é uma responsabilidade coletiva, presente no dia a dia de qualquer atividade, seja no comércio, na indústria ou nos serviços, e que deve ser encarada como parte essencial do desenvolvimento e da competitividade.
Com 57 anos de história, a CDL reafirma seu compromisso em valorizar empresários que fazem a diferença, apoiar iniciativas inovadoras e promover o desenvolvimento econômico e social de Jaraguá do Sul.