O sonho de entrar em uma graduação ainda este ano pode estar muito mais perto do que se imagina. Por meio do programa estadual Universidade Gratuita, mil vagas para cursos de graduação presenciais estão sendo disponibilizadas no Centro Universitário Católica de Santa Catarina (Católica SC) já para este segundo semestre letivo. As inscrições, com as aulas tendo início em agosto, já estão abertas. Aos interessados, basta acessar o portal da Instituição para escolher o curso de sua preferência e utilizar um simulador para verificar a sua elegibilidade ao programa, no link: catolicasc.org.br/universidade-gratuita.
Inédito no Brasil, o programa Universidade Gratuita, promovido pelo governo estadual, visa fomentar a educação superior catarinense, ampliando o acesso por meio de apoio financeiro aos alunos e fortalecendo as instituições de ensino participantes.
“A oferta de mil vagas em nossa Instituição de ensino é algo muito expressivo. Ao ampliar o acesso à educação superior a um número significativamente maior de pessoas, o programa ajuda a atender às grandes demandas do mercado de trabalho por profissionais especializados. Além disso, é dado retorno à população por meio dos serviços prestados pelos estudantes em projetos aprovados pelo Governo do Estado de Santa Catarina, como contrapartida do programa”, comenta o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz.
Para aproveitar os benefícios, os candidatos devem atender alguns critérios específicos. A elegibilidade depende do índice de carência (IC), um indicador que avalia a hipossuficiência do candidato e é um fator determinante. Para participar do programa, a renda familiar per capita deve ser inferior a quatro salários mínimos. Outro requisito importante é a residência. Os beneficiários devem ser naturais de Santa Catarina ou residir no estado há pelo menos cinco anos, contados a partir da data de ingresso na instituição universitária.
Além disso, a assistência é destinada àqueles que estão cursando a primeira graduação com recursos públicos estaduais. A regra assegura dar oportunidade de educação superior a quem ainda não teve a chance de obter um diploma com financiamento público. Todas as informações podem ser verificadas no site oficial: universidadegratuita.sc.gov.br