Católica de SC e rede Acafe participam de campanha contra Covid-19

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

26/01/2021 - 09:01 - Atualizada em: 26/01/2021 - 09:09

A Católica de Santa Catarina, juntamente com as demais instituições de ensino superior (IES) integrantes da rede Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), se colocou à disposição para auxiliar o Ministério da Saúde na campanha de imunização contra a Covid-19.

A intenção foi formalizada por meio de ofício enviado em 19 de janeiro por Aristides Cimadon, presidente da Acafe, para André Motta Ribeiro, Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, e a iniciativa foi comunicada à imprensa nesta segunda-feira (25).

O documento oficializa a intenção por parte das IESs em colaborar para ampliar e dar celeridade à atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da disponibilização de estrutura física, recursos humanos e equipamentos, como freezers e geladeiras.

“Até o momento são mais de 150 instituições de ensino superior que aderiram à iniciativa do Fórum de Presidentes do Crub”, conta o reitor Diogo Richartz Benke.

A iniciativa tem o objetivo a dar continuidade nas ações de combate à pandemia. No ano passado, a Católica SC doou máscaras de proteção e colaborou com pesquisas científicas.

Em Jaraguá do Sul, realizou inquérito epidemiológico e aplicação de teste na população.

O centro universitário também esteve presente em atividades que impactaram a população de Joinville, como a fabricação de jalecos; o desenvolvimento do sistema de triagem e de campanhas de conscientização; prestação de serviços de apoio contábil; e avaliação de equipamentos hospitalares de prevenção.

Em suas unidades, a Católica SC investiu na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e para atomização, por meio do qual as salas de aula são sanitizadas diariamente; instalação de dispensers de álcool gel; e demarcação do piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns.

O planejamento para o retorno seguro às atividades presenciais contou com mapeamento de riscos e elaboração de plano de comunicação visual baseado em protocolo de medidas preventivas, que reforça informações sobre a segurança e hábitos de saúde.

Diariamente, as unidades recebem reforço na limpeza, na ventilação e desinfecção de ambientes.

A Central de Atendimento e Sala de Matrículas passaram a realizar atendimentos presenciais prioritariamente com agendamento prévio para evitar aglomerações.

A Biblioteca, Central de Cópia e Espaços de Alimentação tiveram restrições ao fluxo e horário reduzido de atendimento.