A Caixa Econômica Federal passou nesta semana a disponibilizar pagamentos pelo Apple Pay para clientes que possuam cartões das bandeiras Visa e Elo. A inclusão é parte da estratégia do banco de expansão de pagamentos por meio de carteiras digitais. Os clientes Caixa agora contam com as principais carteiras digitais do mercado.
Para o diretor de Produtos de Varejo da Caixa, Luiz Francisco, o foco é ampliar as possibilidades de escolha para os clientes, com especial atenção às tecnologias de aproximação. “As carteiras digitais oferecem praticidade com pagamento, com acessibilidade por meio de smartphones ou outros dispositivos e com mais segurança, reduzindo o risco de fraudes ou uso indevido por furto do cartão físico. A Caixa está empenhada na melhoria da experiência de compra se seus clientes”, afirma o diretor.
A carteira digital da Apple, conhecida como Apple Pay, está disponível para dispositivos da Apple, como iPhone e Apple Watch, e é uma forma de realizar pagamentos por aproximação a partir de um cartão de crédito cadastrado no celular. A expectativa é que mais de 500 mil clientes cadastrem seus cartões Caixa no Apple Pay.
O Apple Pay utiliza os recursos de proteção integrados do aparelho Apple para ajudar a manter a privacidade e a segurança na hora de realizar pagamento. Todas as transações exigem Face ID, Touch ID ou senha no iPhone, iPad ou Mac, ou um clique duplo no Apple Watch. Dessa forma, apenas o cliente consegue fazer compras pela carteira digital.
De acordo com o Balanço do Setor de Meios Eletrônicos de Pagamento, publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro trimestre de 2024, os brasileiros movimentaram R$ 305 bilhões em pagamentos por aproximação, um aumento de 56,6% no montante no mesmo período de 2023.