Busca recolocação no mercado de trabalho? Confira dicas de especialistas

Por: Elissandro Sutil

23/09/2017 - 06:09

Voltar ao mercado de trabalho, especialmente depois de um longo tempo sem atuar, pode parecer uma tarefa difícil. O panorama indicando que diversos setores começam a se recuperar dá pistas de que a hora é agora. Pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgada na quinta-feira (21) mostra que Jaraguá do Sul fechou o mês de agosto com saldo positivo de 319 novos postos de trabalho criados. Foram abertas 1.765 vagas ao longo dos oito primeiros meses do ano, melhor resultado desde 2013 – quando o saldo foi de 2.807 vagas.

Para muitos especialistas, esse período pode ser importante para dar uma “guinada” e para colocar o foco naquilo que realmente se deseja fazer. O autoconhecimento é o primeiro passo para evoluir na profissão ou até mesmo mudar de área. Um bom currículo, investir em qualificação e preservar uma rede de contatos profissionais são algumas das dicas para impulsionar esse retorno. Geralmente, é a combinação de experiência mais capacitação que faz toda a diferença no momento da contratação. Por isso, quem está desempregado pode e deve se manter atualizado. Essa é uma das dicas da consultora de Recursos Humanos Maria Elisabet Mattedi, que atua há 40 anos com recrutamento, seleção e indicação de profissionais qualificados. Para ela, é importante que quem já está há meses ou anos fora do mercado de trabalho se atualize, seja por meio de leituras, cursos ou networking (rede de contatos). O ideal é estar atento, pois a todo o momento surgem novas necessidades nos negócios.

Consultora de RH, Maria Elisabet Mattedi, que atua há 40 anos com recrutamento, diz que esse é o momento para se reinventar, manter contatos e buscar realização profissional | Foto Eduardo Montecino/OCP

“Com as dificuldades econômicas que afetaram todo o país, pessoas que atuavam há 10/20 anos numa empresa acabaram sendo demitidas. Para voltar, elas devem se atualizar e, também, usar seus contatos profissionais”, ressalta a consultora. Segundo ela, a rede de contatos profissional é essencial, especialmente no caso de cargos mais qualificados e especializados.

“São pessoas que conhecem você e que conhecem o seu trabalho. Essa rede é muito poderosa”, complementa. Maria Elisabet também indica um cadastro no Linkedin (rede social de negócios). “É uma ferramenta que todo o profissional deve usar, inclusive o que estiver empregado, pois ali podem surgir novas oportunidades, ainda melhores”, diz.

Vagas que solicitam experiência ou curso técnico específico são geralmente as mais difíceis de preencher, disse coordenador do Sine | Foto Eduardo Montecino/OCP

No que diz respeito à qualificação, o coordenador do Sine Jaraguá do Sul, Ronnie Lux, que também preside o Conselho Municipal de Trabalho e Renda, destaca que as vagas que solicitam experiência ou curso técnico específico são geralmente as mais difíceis de preencher. “As vagas estão sempre surgindo, mas as oportunidades não técnicas são as primeiras a serem ocupadas. Daí a importância da qualificação para colocação no setor têxtil, por exemplo, um dos que vem contratando nos últimos tempos”, revela.

Os números do Caged revelam que nos primeiros oito meses do ano, o segmento gerou no município 977 novos postos de trabalho. Na semana passada, estavam sendo disponibilizadas pelo menos 55 vagas para costureira pelo Sine. Segundo o coordenador, estas ainda não foram totalmente preenchidas.  No geral, entre 1º de janeiro e 20 de setembro desse ano, 859 vagas foram captadas pelo Sine, contra 224 durante o mesmo período em 2016. “Durante o mês passado (agosto), foram 161 vagas captadas”, diz.

Periodicamente, o coordenador promove bate-papo nas unidades do Cras em Jaraguá do Sul para orientar quem está em busca de emprego. Nestas oportunidades, ele explica a importância de respeitar algumas normas no momento de se apresentar para uma entrevista. “É preciso ter certa postura, entender que qualquer empresa vai exigir profissionalismo e avaliar a apresentação do candidato à vaga. Respeitar horário, por exemplo, é imprescindível”, aconselha Ronnie Lux.

NOVAS EXIGÊNCIAS DO MERCADO

Para quem não é qualificado, a dica de Maria Elisabet é buscar uma área de acordo com o interesse e afinidade. Ela conta que é bem comum as pessoas acabarem numa área que esteja em alta ou que aceitem sugestões de parentes e amigos no que devem fazer. Mas ela não considera esse o caminho mais assertivo. “É importante que o profissional se conheça para não escolher o caminho errado. Quem tem dúvidas pode fazer uma análise de perfil, por exemplo. É preciso encaixar o perfil pessoal, comportamental e de interesses”, ressalta.

No caso de pessoas que queiram mudar de área de atuação ou precisem, já que muitos cargos deixam de existir, a análise de perfil também é indicada. “Sempre oriento para que as pessoas sejam sinceras com elas mesmas. Não finjam ser uma coisa que não são porque, no fim, vão se frustrar e frustrar a empresa. Se a empresa busca um profissional que tenha características que você não tem, não queira trabalhar nela. E eu falo de perfil, de pretensão salarial, de todos os aspectos que envolvem o emprego”, aponta.

A consultora ainda destaca que, temporariamente, qualquer vaga poderá servir, já que se vive um momento de crise e lenta recuperação. No entanto, se a busca é por algo mais efetivo, o trabalhador precisa realmente foca naquilo que deseja, agindo com transparência. “O profissional quer acertar tanto quanto a empresa quer”, enfatiza.

Outra dica para quem deseja mudar é tornar-se um prestador de serviços ou empreendedor. O número de MEIs (microempreendedores individuais) vem crescendo, até pelas facilidades no processo de criação. Para ajudar quem deseja abrir o próprio negócio, o Sebrae disponibiliza na internet 450 sugestões de empreendimentos, no site http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias. A página ainda oferece conteúdo sobre empreendedorismo para auxiliar a ideia do futuro empresário.

A responsável pela agência do Sebrae em Jaraguá do Sul, Zenilde Balsanelli, destaca que são ofertadas orientações presenciais e a distância, havendo uma agenda de palestras gratuitas, além do atendimento individual. “Nestas palestras, fornecemos orientação sobre como modelar o negócio, ferramentas de planejamento e passamos uma noção geral de mercado, com as tendências”, aponta. O Sebrae também orienta sobre a parte legal para abertura do negócio.

VAGAS TEMPORÁRIAS PARA O NATAL JÁ ESTÃO SENDO ABERTAS

O presidente da CDL, Gabriel Seifert, destaca que as contratações de temporários para atuação no comércio no período do Natal já estão acontecendo. “Geralmente, o comércio passa a contratar a partir de setembro, para oferecer treinamento aos novos colaboradores”, aponta.

Ele ressalta que o ideal é que quem pleiteia estas vagas esteja preparado para a área de vendas, setor que mais emprega no período. “Se dediquem ao máximo porque a vaga temporária pode se tornar definitiva e esse período é ideal para mostrar um bom serviço”, orienta. Seifert também destaca que o trabalho no comércio aumenta o consumo e ajuda a fortalecer a indústria. “É importante resgatar o orgulho de atuar no comércio”, conclui.

Presidente da CDL, Gabriel Seifert diz que abertura de vagas temporárias no comércio é oportunidade para se efetivar | Foto Eduardo Montecino/OCP

A crise econômica chegou ao comércio antes de atingir outros setores, como mostram os dados do Caged. No entanto, o setor vem mostrando recuperação desde o ano passado. De janeiro a agosto de 2017, o comércio abriu 361 vagas em Jaraguá do Sul.

7 PASSOS PARA AUMENTAR A CHANCE DE RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL:

Por Fabiana Koch – Executive & Personal Coach

1- Acredite que ser desligado de uma empresa pode estar sendo uma ótima oportunidade de crescimento na sua carreira. Tenha olhos para enxergar o que antes você não percebia. Você está livre e existe um leque de opções. Você pode continuar servindo a uma empresa, ou até mesmo abrir um negócio próprio.

2- Reflexão é muito importante neste momento. Pense nos motivos que levaram a empresa a escolher você para ser desligado. Esta é a hora de crescer com a dor. Busque ajuda, faça um plano para amenizar os seus pontos fracos e aumentar a sua empregabilidade.

3- Liste os seus talentos e pontos fortes. Pense nas contribuições que você fez nas empresas pelas quais você já passou. As empresas contratam quem tem algo para contribuir.

4- Revise o seu currículo. Ele deve estar atualizado e interessante. O currículo precisa ser o seu chamariz para que a empresa tenha vontade de te conhecer. Precisa ser objetivo, descrever o seu perfil profissional e não ter mais de duas páginas.

5- Esta é a hora de explorar o seu network. Use os seus contatos. Comunique que você está buscando uma oportunidade profissional. Nada de ficar chorando “as pitangas”. Mostre-se confiante e disponível a contribuir com uma nova empresa.

6- Analise a sua imagem profissional. É provável que você tenha que investir num corte de cabelo ou roupa adequada para entrevistas, para que você venda uma imagem de saúde e energia.

7- Invista no seu autodesenvolvimento. Essa costuma ser uma ótima hora para fazer cursos, cuidar da saúde, fazer um coaching de carreira, enfim, se melhorar. Acredito que você seja um talento. Então lapide-se, para que o mundo profissional possa receber a sua contribuição.

QUALIFIQUE-SE:

Alguns locais onde é possível frequentar cursos técnicos e profissionalizantes em Jaraguá do Sul:

SENAI – SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DE SANTA CATARINA

Telefone: (47) 3372-9500

Endereço: Rua Isidoro Pedri, 263, Barra do Rio Molha

https://sc.senai.br/tags/senai-jaragua-do-sul 

SENAC

Telefone: (47) 32758400

Rua dos Imigrantes, 410 – Vila Rau

http://www.ead.senac.br/

 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC

Telefone: (47) 3276-8700

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 830 – Centro

http://jaragua.ifsc.edu.br/

EDUCAMIX CURSOS

Telefone: (47) 3376-3535

Endereço: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1085, Sala 1, Centro

http://www.educamixcursos.com.br/

INSTITUTO EMBELLEZE

Telefone: (47) 3373-4467

Endereço: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 320, Sala 22, Centro

http://www.institutoembelleze.com/franquia/scjaraguadosul

AGENDA DO SEBRAE:

– Palestra gratuita “Quero empreender, e agora?”, dia 27, das 14h30 às 17h30

As palestras são realizadas na Agência de atendimento do Sebrae, Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, 206 – Sala 02. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone 47-3371-7843, ou pelo e-mail zenilde@sc.sebrae.com.br.