O setor de alimentos e bebidas desempenha um papel fundamental para atender às crescentes demandas da população global, buscando uma produção de qualidade, segurança e sustentabilidade.

Nesse sentido, as empresas estão investindo em soluções inovadoras para otimizar suas operações, como o caso da BRF, uma das maiores companhias de alimento do mundo e líder do setor brasileiro, que recentemente fechou um contrato com a WEG para o fornecimento do serviço WEGmotion Drives Operation Center. Trata-se de um sistema baseado na solução do software WEG Motion Fleet Management e nos sensores inteligentes WEGscan.

A BRF, parceira de longa data da WEG, escolheu a solução de gestão de ativos da WEG, o WEG Motion Fleet Management (MFM) para monitorar os principais ativos industriais em suas 42 plantas, reforçando a confiança nas soluções WEG.

A implementação dessa tecnologia visa otimizar a manutenção industrial, auxiliando diretamente os profissionais de manutenção, além de possibilitar um ganho significativo em eficiência, disponibilidade e confiabilidade dos ativos, gerando grande economia para esse setor vital da indústria.

O impacto dessa solução no dia a dia do cliente é tangível, com decisões baseadas em dados, maior segurança dos profissionais de manutenção, com a redução de HHER (homem hora exposto ao risco), adoção efetiva de manutenção preditiva e otimização dos estoques e compra de sobressalentes.

A WEG destaca-se ao aplicar tecnologia IoT para a Indústria 4.0, digitalizando os processos de manutenção industrial de forma inovadora. Este diferencial, embora relativamente novo no mercado, representa um importante avanço na busca por maior eficiência e competitividade.

O potencial de retorno sobre o investimento (ROI) para a BRF com a redução de paradas não planejadas, a diminuição de manutenções corretivas e ainda a otimização na compra de sobressalentes foi o ponto chave para a formalização do contrato em um modelo inovador no mercado de gestão de ativos e que contempla o fornecimento de hardwares e software como serviço (HSaaS).

Neste sentido, os primeiros resultados já foram obtidos com a identificação de uma falha potencial que poderia ter causado grande prejuízo com parada não planejada e, além da notificação do software, a empresa recebeu um relatório técnico detalhado sobre a potencial falha e com recomendações precisas para o planejamento da intervenção no ativo.

A WEG reitera seu compromisso contínuo com a inovação e a excelência, buscando constantemente superar as expectativas dos seus clientes. Esta parceria com é mais um passo importante na trajetória de consolidação de uma manutenção inteligente, capaz de gerar resultados mensuráveis e impulsionar a indústria alimentícia, gerando impacto direto na mesa de milhares de pessoas que consomem diariamente os produtos produzidos pela BRF.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.