Após um ano marcado pela inauguração de seis novas lojas em Santa Catarina, a rede Breithaupt dá continuidade a uma estratégia ousada de expansão com a reinauguração da unidade de Jaraguá do Sul. Localizada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, a loja será ampliada em quase mil metros quadrados e será uma das primeiras da rede a adotar o modelo de “ilhas de venda”, que aposta na segmentação de produtos para oferecer uma experiência de compra diferenciada. Com os investimentos, a unidade passa a contar com uma estrutura de 3,8 mil metros quadrados, mudança que poderá ser conferida pelos consumidores a partir do dia 27 deste mês.
De acordo com o empresário Bruno Breithaupt Filho, a proposta é criar um espaço que dê mais liberdade aos consumidores, ao mesmo tempo em que otimize o processo de compras por meio de nichos e orientações direcionadas. “Também estamos adotando alguns formatos tradicionais das lojas de antigamente, como o ‘balcão’, uma opção para os clientes tirarem suas dúvidas e para os profissionais que querem trocar uma ideia e avaliar as melhores opções”, explica Breithaupt Filho. O valor investido na reforma da unidade não foi divulgado.
Além das mudanças na estrutura, a loja também irá ampliar seu mix de produtos, trazendo uma linha completa de decoração, jardinagem, necessidades domésticas e até de cuidados com os animais de estimação. “É um momento estratégico de investir diante das expectativas de reação do mercado no próximo ano. Existe uma demanda reprimida de três a quatro anos, especialmente na construção civil, e acreditamos que a partir do ano que vem as pessoas voltem a investir no setor”, aponta o empresário, relembrando que o principal setor de atuação da rede ainda é nas vendas de equipamentos e produtos para construções.
Segundo Breithaupt Junior, o setor da construção civil enfrentou quedas acentuadas em Santa Catarina, mas tem conseguido avançar, ainda que de forma mais lenta. Dados do Caged mostram que entre janeiro e outubro deste ano o setor abriu cerca de 3 mil postos de trabalho no estado, número bastante positivo, mas ainda insuficiente para suprir as mais de 11,8 mil vagas extintas nos últimos dois anos. Em Jaraguá do Sul, o saldo é de 45 postos criados entre janeiro e outubro deste ano, contra 291 encerrados entre 2015 e 2016.

Empresário Bruno Breithaupt Junior | Foto Eduardo Montecino/OCP
“Em Jaraguá do Sul, o principal problema para o setor da construção civil são os entraves burocráticos. Na minha avaliação, falta incentivo para que os empresários invistam na cidade e a burocracia e os altos custos acabam fazendo com que os investimentos migrem para lugares mais acessíveis”, avalia o empresário.
O setor do varejo, por sua vez, tem conseguido avançar de forma mais intensa – prova disso é que o comércio foi responsável pela abertura de 400 postos de trabalho formais entre janeiro e outubro em Jaraguá do Sul. Mesmo no ano passado, com todos os desafios enfrentados pela economia, o setor conseguiu fechar o ano com saldo positivo de 79 vagas. Em 2015 o varejo havia encerrado 436 vagas na cidade, apontam os dados do Caged.
“2017 foi o ano de colocar a casa em ordem, ir na contramão e investir em novas lojas, reformas, se preparar para o crescimento que é esperado em 2018. Agora, tudo aponta para que haja avanço, mas é claro que o cenário político de eleição ainda pode ter influência”, analisa Breithaupt Junior.
Investimentos em 2018 devem ultrapassar os R$ 5 milhões
Para o próximo ano, a rede Breithaupt projeta investimentos ousados no estado, que, caso concretizados, devem ampliar significativamente a receita da empresa. Segundo Breithaupt Junior, a expectativa é inaugurar 12 auto centers em parceria com a Bridgestone, empresas especializada em pneus. “Estamos estudando as possibilidades, mas entre as cidades cogitadas estão Joinville, Florianópolis, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú”, conta o empresário. Juntas, as doze unidades devem somar investimentos superiores a R$ 5 milhões, estima a empresa.
Além disso, a expectativa é que sejam inauguradas duas novas lojas voltadas para materiais de construção civil e itens para o lar, ainda sem local definido. Com as unidades, a demanda por profissionais qualificados deve ser grande na rede, já que este ano a empresa foi responsável pela abertura de mais de 60 postos de trabalho.
Programação especial marca reinauguração da loja de Jaraguá do Sul
Com mais de 90 anos de atuação no Estado, a rede varejista ainda prepara algumas ações especiais para atrair e presentear os consumidores este ano. Além de trazer ofertas durante a semana de reinauguração da loja da Marechal, a partir da próxima segunda-feira, a rede irá sortear um carro zero em uma ação de aniversário que deve ter início nas próximas semanas.
Para participar, os visitantes precisarão adivinhar o número de bolinhas escondidas dentro do carro, sendo que o melhor palpite leva o veículo para casa. Não será necessário efetuar compras na loja para participar. No dia 1º de dezembro, a loja também recebe a visita do Papai Noel, que deve chegar de helicóptero, em um evento que contará com a presença de um coral.