Brasil tem aeroportos entre os mais pontuais do mundo, aponta pesquisa

Foto: Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom

Por: Pedro Leal

28/06/2024 - 15:06 - Atualizada em: 28/06/2024 - 15:19

Uma pesquisa da empresa de estatística aeroportuária Cirium apontou quais seriam os aeroportos mais pontuais, com base em dados do mês de maio deste ano – e a lista inclui vários aeroportos brasileiros.

As informações são do portal Passageiro de Primeira.

A pesquisa dividiu os terminais em quatro categorias: Globais, Grandes, Médios e Pequenos. Dentro destes, o levantamento destacou diversos aeroportos brasileiros, com ênfase para o Aeroporto Internacional de Brasília, Congonhas, em São Paulo e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, cada um em uma categoria de tamanho específica.

Dentre os chamados Globais, que oferecem de 25 a 40 milhões de assentos e atendem pelo menos três regiões do mundo, o único representante brasileiro da categoria, o Aeroporto de Guarulhos (GRU) ficou com a sexta posição, garantindo 84,80% de pontualidade.

Já na categoria grandes aeroportos, com 25 a 40 milhões de assentos, mas sem atender a pelo menos três regiões do mundo, o Aeroporto de Congonhas (CGH) ganhou a segunda posição de mais pontual do mundo com 88,53%.

Guarulhos também aparece nesta última categoria, mas em nono lugar.

Dentre os médios, com 15 a 25 milhões de assentos oferecidos, três terminais brasileiros se destacam. O Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) ficou em primeiro lugar, com 93,40% de pontualidade, seguido por Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, com 92,96%. Já Viracopos (VCP), em Campinas, ganhou a sexta posição da categoria, com 85,53% de pontualidade.

Na categoria dos pequenos aeroportos, com 5 a 15 milhões de assentos, cinco terminais brasileiros ficaram entre os 20 mais pontuais, destacando o Galeão (GIG), no Rio de Janeiro na oitava posição com 89,62% de pontualidade, seguido por Salvador (SSA), com 89,56%, Curitiba (CWB) com 89,33%, Fortaleza (FOR) com 87,80% e Belo Horizonte (CNF) com 87,51% de pontualidade.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).