Bolsonaro busca conter pressões pela demissão de Guedes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

22/10/2021 - 15:10 - Atualizada em: 22/10/2021 - 15:13

Em meio à tensões com o mercado financeiro, incertezas quanto ao impacto econômico do auxílio Brasil e rumores da saída do ministro da Economia Paulo Guedes, o presidente Jair Bolsonaro estaria buscando formas de conter uma “pressão interna” capitaneada pela ala política pela demissão do ministro da Economia, de acordo com fontes do governo.

As informações são da rede CNN. Depois de afirmar a rede que Guedes fica, o presidente deflagrou internamente movimentos para deixar claro a sua equipe ministerial que vai bancar a manutenção de Guedes na equipe e é contrário a movimentos para derrubá-lo.

Segundo interlocutores do Planalto, ele disse diretamente a três ministros que Guedes fica. Além disso, decidiu fazer um gesto e ir até a Economia na tarde desta sexta-feira para se reunir com ele.

No começo da tarde desta sexta-feira, Bolsonaro e Guedes deram uma coletiva sobre os preços dos combustíveis e a situação com os caminhoneiros – um dos pivôs da crise.

A pressão pela saída de Guedes cresceu desde o tem quando quatro auxiliares deixaram a pasta em protesto contra a flexibilização do teto de gastos. Na manhã de hoje, Guedes conversou com um interlocutor do presidente que lhe disse haver um movimento crescente para tirá-lo liderado pela ala política, o que fez o presidente decidir fazer um aceno mais claro a ele.