Bolsonaro aprova extinção de fundo de R$ 8,6 bilhões

Foto: Isac Nobrega

Por: Pedro Leal

03/06/2020 - 13:06 - Atualizada em: 03/06/2020 - 13:29

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou uma lei extinguindo um fundo administrativo de R$ 8,6 bilhões gerido pelo Banco Central, mas vetou o uso dos recursos pelos estados e municípios para combater a pandemia do Coronavírus Covid-19, como propunha o congresso.

O governo federal deve destinar os fundos para o pagamento da dívida pública federal, como estava previsto em uma Medida Provisória assinada em dezembro passado – antes do quadro atual de pandemia.

A transferência havia sido proposta pelo Congresso, com o objetivo de facilitar a compra de materiais e equipamentos para combater a pandemia.

O fundo recebia recursos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para usar na intervenção no mercado de câmbios, e existia desde 1966.

Mudanças legais limitaram o poder do fundo e a arrecadação – em 2000, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o socorro aos bancos, uma das funções do fundo, foi proibido – e para o Tribunal de Contas da União, o fundo tornou-se irregular por não prestar mais serviço à sociedade.

A alegação do governo no Diário Oficial da União é que a proposta parlamentar viola os princípios da reserva legal e criaria uma despesa obrigatória sem previsão de impactos pelos próximos anos. O veto foi defendido pela Advocacia Geral da União e pelo Minstério da Economia.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul