Bolsa em queda, vale investir? Warren explica

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

14/06/2024 - 14:06 - Atualizada em: 14/06/2024 - 14:20

Com um mercado instável e quedas acumuladas de 10,62% no ano, o indíce Bovespa (Ibovespa) tem demonstrado um cenário pouco agradável para o mercado acionário brasileiro.

E com este cenário de quedas cumulativas, fica o temor para o investidor: até quando? O que causa esta queda? Vale a pena investir neste momento?

Para sanar estas dúvidas, OCP conversou com Eduardo Otero, diretor de alocação da Warren Brasil.

Segundo Otero, é dificil estimar quanto tempo deve perdurar o cenário de quedas da Bolsa. “O fato é que o mercado brasileiro descolou do mercado internacional, o que sugere que haja fatores internos afetando este cenário”, diz Otero.

Segundo ele, o descolamento não é apenas no cenário das bolsas de valores, mas também no cenário de juros – atualmente, de 10,5% ao ano – acompanhada por uma cotação elevada do dólar, que chegou aos R$ 5,40 durante esta semana, e questões internas ligadas a condução da política fiscal.

“Nós temos um governo que tem uma propensão a gastar e que não tem demonstrado como ele vai contar a escalada dos gastos”, explica.

A combinação destes fatores faz com que a avaliação do cenário acionário seja complicada – e saber se vale investir nele, no momento, igualmente complexo.

De acordo com Otero, o investimento em Bolsa depende fortemente do perfil do investidor. “Se o perfil tolera o grau de risco de investimento em Bolsa, a gente sugere que seja feito de forma gradativa”, comenta. Este investimento gradativo amortizaria possíveis perdas e reduziria riscos associados ao mercado acionário.

Ele adiciona, no entanto, que qualquer investimento neste mercado deve ser pensado no longo prazo. “Não se deve pensar em bolsa no curto prazo. Não é possível prever a bolsa no curto prazo”, frisa. Isto devido a volatilidade do mercado e a possibilidade de perdas no curto prazo que podem se reverter em ganhos a longo prazo.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).