BNP Paribas anuncia parceria com Banco da Família para financiar projetos de “economia verde”

Divulgação/Banco da Família

Por: Pedro Leal

29/11/2023 - 13:11 - Atualizada em: 29/11/2023 - 13:54

O BNP Paribas – banco global presente em 64 países – firmou parceria com o Banco da Família, uma das principais instituições de microfinanças do País, para financiar projetos de economia verde.

Num primeiro momento, foi feito um aporte de R$ 6 milhões, que será direcionado para iniciativas na agricultura, saneamento e energia solar nos três estados do Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Além do Banco da Família, apenas outras duas organizações europeias foram selecionadas. A parceria é por meio do Instituto JuST (Just Sustainability Transitions Institute), ONG focada nos financiadores da transição ecológica global.

O BNP Paribas apoia instituições de microfinanciamento há mais de 30 anos. Baseando-se na sua experiência em empréstimos vinculados à sustentabilidade, o Banco tem o objetivo de adaptar este mecanismo financeiro ao microfinanciamento inclusivo e sustentável. Além disso, os colaboradores do Banco da Família receberão treinamento e assistência técnica para atuarem como multiplicadores de iniciativas sustentáveis.

Para a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, que também preside a Associação Brasileira das Instituições de Microfinanças e Microcrédito (ABCRED), a parceria com o BNP Paribas coloca o Banco da Família no mapa da economia verde. “Somos a única instituição selecionada para esta parceira fora da Europa. Isso é significativo e estratégico para a instituição. Além disso, proporciona sustentabilidade de longo prazo para as famílias envolvidas e minimiza o impacto ambiental em suas comunidades, além de potencializar o aumento de nossas carteiras de saneamento e de energia solar estendendo estas soluções a mais famílias”.

Classificada como Organização Social de Interesse Público (OSCIP), o Banco da Família tem como foco o atendimento às populações mais vulneráveis. Além de linhas de microcrédito produtivo, atua com outros produtos, como o financiamento de infraestrutura básica de saneamento (construção de banheiros, instalação de fossa séptica, aquisição de caixa d’água, entre outros) e, desde 2020, em projetos de energia solar. Em 25 anos, o Banco da Família já liberou mais de R$ 2,4 bilhões (valores atualizados pelo IGPM) em financiamentos e atende 25 mil clientes nos três Estados do Sul.

“Até agora, as microfinanças desempenharam um papel fundamental para aqueles que não têm acesso ao crédito bancário tradicional, e que também sofrem os impactos das mudanças climáticas e da perda de biodiversidade. A inovação do Financiamento Inclusivo e Sustentável lançado com o JuST Institute é um divisor de águas, que beneficia tanto as instituições quanto seus clientes”, diz Alain Levy, responsável pela área de Finanças Inclusivas para as Américas e Ásia.

Sobre o BNP Paribas Brasil

O Banco BNP Paribas opera no Brasil desde 1996. Desde 2010, quando a área de Securities Services entrou em funcionamento, a unidade brasileira passou a reunir o maior número de linhas de negócios na América Latina, tornando-se uma das maiores operações do Grupo em mercados emergentes. Hoje, no Brasil, o Grupo está presente com as áreas de Corporate & Investment Banking, Asset Management, Seguros (Cardif) e Gestão de Frotas (Arval).
Atualmente o BNP Paribas Brasil possui cerca de 1.400 colaboradores. No Brasil, figura entre os maiores bancos internacionais de investimentos em total de ativos, oferecendo diversidade de produtos e múltiplas soluções para seus clientes. O BNP Paribas destaca-se por sua liderança financeira na Europa e por seu alcance internacional. Hoje o grupo está presente em 64 países oferecendo serviços variados, visando criar sinergias entre negócios e atender as necessidades locais e internacionais de clientes ao redor do mundo.