O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participou, nesta terça-feira, 11 de fevereiro, na sede da B3, em São Paulo (SP), do leilão para a concessão da Parceria Público-Privada (PPP) do projeto de iluminação pública da cidade de Joinville (SC).
O certame foi vencido pelo Consórcio Qluz Joinville, formado pelas empresas Quantum Engenharia, Qluz Participações Joinville e Tradetek Soluções Ltda, que ofertou a proposta vencedora com 30,5% de deságio, alcançando R$ 1,5 milhão de valor da contraprestação mensal do projeto a ser custeado pelo município.
De acordo com o modelo de concessão estruturado pelo BNDES, o consórcio deverá investir R$ 179 milhões com a modernização de 31 mil pontos de luz (53% do total da cidade), a eliminação de pontos escuros, implantação de iluminação cênica e a introdução da tecnologia de telegestão, que permitirá um controle remoto inteligente dos equipamentos, gerando mais eficiência e redução de custos operacionais. O objetivo é transformar a iluminação pública de Joinville, tornando-a mais eficiente, segura e moderna.