Os beneficiários do INSS devem ficar atentos para não cair em um novo golpe. As notificações serão enviadas apenas pelo aplicativo oficial Meu INSS e os beneficiários terão que responder se os descontos foram autorizados ou não.
Segundo o coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Marcelo Barbosa, os beneficiários precisam ficar atentos para não serem vítimas de outros golpes envolvendo a devolução dos valores cobrados ilegalmente.
Esses golpes chegam principalmente através do telefone ou das redes sociais dos consumidores. Então é importante o consumidor saber que não existe nenhum tipo de contato do INSS ou de uma associação diretamente com o consumidor.
“Se ele receber qualquer ligação com o contato falando dos dados deles, vão dar até o nome da associação, o beneficiário não deve fornecer dado nenhum. Então fica essa orientação. O ressarcimento, como já foi dito, virá creditado no salário do aposentado, do pensionista. Ele vai perceber isso do seu extrato”, afirma o coordenador.
- Falada em cinco continentes, língua portuguesa ainda é pouco conhecida
- Supermercados defendem contrato de trabalho por hora
Ele alerta ainda sobre descontos no pagamento de benefícios, que na maioria das vezes são feitos sem a devida autorização dos beneficiários.
“Eu arrisco dizer que 100% dos casos que chegaram com a assembleia foram casos de pessoas que não fizeram essa contratação ou fizeram sem saber que estava se tratando de um desconto. Resumindo: fraude na contratação, sem dúvida nenhuma”.
O esquema criminoso foi revelado após uma investigação conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União. As cobranças indevidas estariam acontecendo desde 2019 e teriam causado um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões.