Barra do Rio Cerro desenvolveu um dos maiores centros comerciais de Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

02/05/2017 - 06:05 - Atualizada em: 27/05/2017 - 10:28

Por Ana Paula Gonçalves

Entre os maiores bairros de Jaraguá do Sul, o Barra do Rio Cerro desponta em meio as regiões que melhor se arquitetaram nos últimos anos. Estima-se que hoje, conforme sua Associação de Moradores, aproximadamente 10 mil pessoas residam na Barra. Entretanto, levando em conta fluxo de pessoas que passa pelo bairro diariamente, esse número pode chegar facilmente a 25 ou 30 mil pessoas. Pela localização, o bairro acaba recebendo moradores do Jaraguá 99, Jaraguá 84, Rio da Luz, Rio Cerro I e II, que aproveitam a estrutura.

O presidente da Associação de Moradores, Volmar Max Thibes, explica de a parte mais antiga do comércio está localizada na rua Ângelo Rubini, a principal via do bairro. Ele enfatiza que em termos de população, a Barra não se expandiu tanto.

“No aspecto comercial, houve um crescimento significativo e até em função disso a população se espalhou mais, fixando residência no entorno da Barra. Mesmo assim, costumam fazer suas compras, pagar contas e utilizar toda a infraestrutura que o bairro oferece”, ressalta o presidente.

Com uma loja de confecção masculina e feminina estabelecida no bairro há 24 anos, a empresária Almira Schulz Ronchi destaca que optou por iniciar as atividades no comércio na Barra diante de projeções de crescimento. “Inicialmente, fizemos uma pesquisa de opinião e junto ao Sebrae e observamos ali um bairro com potencial de desenvolvimento, já com um grande potencial industrial instalado”, revela.

No decorrer dos anos, Almira acompanhou a chegada de novas indústrias, o comércio se diversificando, a rede bancária e prestação de serviços se instalando, garantindo um fluxo cada vez maior de consumidores. “Quanto maior a diversificação, mais o consumidor permanece no local”, ressalta.

Consumidores valorizam o comércio

Para Almira, o consumidor da Barra tem uma cultura fundamental para o sucesso dos empreendimentos. A experiência da empresária no contato com os consumidores pode ser vista em números: 48% da população jaraguaense realiza duas compras nos bairros, conforme pesquisa encomendada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul, realizada em 2016.
“Eles valorizam o comércio local para que possamos crescer juntos. Essa é nossa maior riqueza”, destaca a comerciante.

A empresária observa que nem toda a clientela reside do bairro, mas prefere fazer a compras perto de casa pela diversidade de opções. “Atendemos também a região que compreende o Garibaldi, Rio da Luz, Rio Cerro, que são consumidores em potencial, e fidelizamos esses clientes, assim como os do São Luís, do Jaraguá Esquerdo e de outras partes da cidade, que nos prestigiam”, assegura. Os últimos anos, observa a empresária, foram decisivos para fortalecer o comércio local, pois empresários e moradores trabalharam para atrair empreendimentos em segmentos que faltavam.

CDL fortalece os negócios com ações

Os empresários locais ressaltam a importância das ações promovidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nos bairros. Para eles, o apoio é fundamental para manter a clientela na localidade.
Conforme o presidente da CDL, Gabriel Seifert, existe a preocupação em descentralizar as ações, incentivando a criação de núcleos.

“Na Barra ainda não temos um núcleo, mas promovemos atividades em datas comemorativas e em campanhas específicas que ajudam a fortalecer o comércio do bairro”, explica. Seifert diz que a CDL busca incentivar o associativismo, mostrando aos comerciantes que é mais fácil o buscar esse crescimento em conjunto, unindo forças. “Hoje, a Barra é um dos principais centros comerciais da cidade”, conclui.

Famílias seguem trajetória de desenvolvimento

Na farmácia mais antiga da Barra do Rio Cerro, o farmacêutico Luiz Diomar Zonta, da segunda geração a dirigir o estabelecimento, revela que uma das características do bairro é a proximidade com as pessoas. À tardinha, ele senta no banco em frente à farmácia para tomar chimarrão e conversar com clientes e amigos que passam. Ele e a esposa, Rose, vão pouco ao centro da cidade, pois conseguem cumprir a maioria dos compromissos no bairro.

Atravessando 50 anos de portas abertas, Zonta conta que também é preciso atualizar os negócios. Em breve ele vai iniciar uma reforma na farmácia para adequação às normas de acessibilidade. “Vamos alterar aqui na frente para construir uma rampa e reformar o banheiro. É importante darmos esse passo em relação à inclusão. Esse é um investimento necessário e difícil, porque o prédio é antigo, mas vamos fazer”, justifica.

Luiz Zonta afirma acompanha, da farmácia, o crescimento da Barra. | Foto: Eduardo Montecino

Luiz Zonta afirma acompanha, da farmácia, o crescimento da Barra. | Foto: Eduardo Montecino

Filho dos fundadores de uma das lojas de calçados mais tradicionais, o comerciante Gabriel Butzke conta que a família sempre morou e empreendeu no bairro. “Eu nasci e me criei no bairro e só mudaria se fosse morar fora do Brasil. Senão, é onde quero ficar”, garante, acrescentando que encontra na porta de casa tudo que precisa.

Os empresários Almira (E), Gabriel e Janete apontam a importância da diversificação nos últimos anos. | Foto: Eduardo Montecino

Os empresários Almira (E), Gabriel
e Janete apontam a importância da diversificação nos últimos anos. | Foto: Eduardo Montecino

Com comércio estabelecido desde 1994, a família acompanhou mudanças e o crescimento em todas as áreas, inclusive geograficamente. “Ali onde temos o posto Mime, antes não tinha nada e a rua nem era asfaltada. Costumava brincar com meus primos na rua”, lembra Butzke.

Comércio trabalha para desenvolver o bairro

A empresária Janete Pradi Panstein, proprietária de ótica e relojoaria há mais de 20 anos, também acompanhou o crescimento do bairro. “Nosso empreendimento começou aqui, na Barra, e desde então estamos nos desenvolvendo, incrementando e mudando junto com o nosso público aqui do bairro e da região”, destaca.

Apesar de morar no Jaraguá Esquerdo, Janete diz que o fato de, naquela época, a Barra contar com escola, igreja, farmácia e supermercado, contou muito na decisão de estabelecer o comércio no local.

Mas os avanços continuam sendo necessários e são levados como bandeira por quem mora ou investe na Barra. Tanto Janete como a empresária Almira concordam que é necessária presença de novos segmentos. “Seria bom que tivéssemos mais profissionais da saúde estabelecidos aqui, com consultórios médicos e especialidades variadas. O ideal seria termos um hospital, um atendimento 24 horas”, ressalta Almira Ronchi. “No meu ramo, por exemplo, a presença de um oftalmologista faz toda a diferença”, complementa Janete.

Em relação à segurança, elas acreditam que a região já presenciou momentos de maior tensão, especialmente no que diz respeito aos ataques ao comércio. “Nesse sentido, tudo o que conseguimos veio do nosso esforço, com investimento em equipamentos e pessoal especializado em segurança”, comentam.

Preferência dos consumidores jaraguaenses

Gráfico: OCPOnline

Gráfico: OCPOnline