O Banco da Família, referência nacional em microfinanças e empreendedorismo social, vai apresentar oficialmente, nesta sexta-feira (15), durante o Empreende Mulher em Florianópolis, seu projeto de franquias para expansão nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O foco são empresários e investidores interessados em unir retorno financeiro com impacto social positivo. O investimento inicial é estimado em R$ 150 mil, valor que contempla a taxa de franquia, instalação, equipamentos, capital de giro e marketing. A iniciativa já conta com duas unidades confirmadas — a primeira em Imbituba com início das operações em setembro, e a segunda será implantada em Forquilhinha.
O modelo oferece aos franqueados a oportunidade de operar um posto de atendimento da marca em cidades estratégicas, com estrutura enxuta e foco na proximidade com a comunidade local. Eles terão acesso a um portfólio diversificado com mais de 15 soluções financeiras, incluindo microcrédito para capital de giro e fixo, linhas voltadas ao meio rural, crédito consignado, financiamento para energia solar e habitação, entre outros. Inclui ainda treinamento completo, suporte técnico e operacional, sistema próprio e acesso à carteira de crédito. A formatação da franquia teve apoio da Cherto Consultoria, referência nacional em estruturação de franquias.
Segundo a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, a instituição escolheu o modelo de franquias como caminho para ampliar sua atuação no Brasil. “A decisão vem após anos de experiência e resultados consistentes no setor de microfinanças, especialmente no atendimento a empreendedores informais e em soluções de melhoria habitacional para famílias de baixa renda. Buscamos um modelo de expansão sustentável, que permita levar nossa metodologia e impacto social a novas regiões com a mesma eficiência que construímos ao longo de mais de duas décadas.
A metodologia exclusiva da instituição combina orientação financeira, atendimento personalizado e acompanhamento contínuo, criando vínculos de confiança com os clientes e promovendo o uso responsável do crédito. “Buscamos parceiros que compartilhem da nossa missão de transformar vidas por meio da inclusão financeira. Nossa expansão por meio de franquias é uma oportunidade de negócios com um propósito claro: gerar desenvolvimento sustentável nas comunidades atendidas”, diz Geórgia Schmidt, Diretora Administrativa do Banco da Família. O projeto contempla a abertura de franquias nas cidades de Chapecó e Xanxerê, Cascavel, Toledo, Campo Mourão e Apucarana (PR), além de Cachoeira do Sul, Erechim, Carazinho e Sapiranga (RS).
Sobre o Banco da Família
Fundado em 1998 em Lages, o Banco da Família atende clientes em mais de 300 cidades nos três estados do Sul do Brasil. Foi eleita a melhor instituição de microfinanças do Brasil e está entre as 5 melhores organizações do mundo no ramo das microfinanças, de acordo com o ranking da MicroRate (2024). Com uma trajetória de mais de duas décadas, a instituição realizou aproximadamente 450 mil operações que impactaram mais de 1,8 milhão de pessoas, com a liberação de quase R$ 2,9 bilhões em recursos.