Os Secretários de Saúde de Corupá, Felipe Rafeli Rodrigues, de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Veríssimo Garcia, acompanhados das fiscais da Vigilância Sanitária do município, se reuniram na manhã desta sexta-feira (1), com a presidente da Câmara de Vereadores, Bernadete Hillbrecht.

Outra reunião, com a Rumo, concessionária da ferrovia, deve ocorrer na próxima semana.

No encontro, foi tratado sobre os recentes derramamentos de grãos ao longo do trecho da rede ferroviária que corta o município.

A preocupação de todos é quanto a proliferação de roedores e outros animais que se aproveitam da farta alimentação para procriarem.

De acordo com o Secretário, Veríssimo Garcia, já houve um contato com representantes da Rumo que se colocaram à disposição para superar os eventuais transtornos.

“Eles têm sido muito acessíveis e já haviam adotado alguns mecanismos para evitar a abertura dos vagões, geralmente provocada por pessoas para promover o derramamento e furtar os grãos. Por isso, nos reuniremos virtualmente na semana que vem para buscar alternativas e pôr fim a este problema”, relatou.

Felipe Rafaeli Rodrigues também enalteceu o bom relacionamento com a Rumo, ao mesmo tempo em que demonstrou preocupação com o derramamento de grãos.

“Fazia tempo que isso não vinha acontecendo, por isso acreditamos que o diálogo é sempre o melhor caminho para encontrarmos a solução, até porque os alimentos expostos ao sol, provocam um mau cheiro que incomoda os moradores próximos”, ponderou.

Já a presidente do legislativo local, Bernadete Hillbrecht, acredita que a reunião será importante para ver quais medidas a Concessionária pretende adotar para pôr fim definitivamente ao problema.

“Quando falamos de roedores, há uma preocupação com a proliferação de doenças e ao mesmo tempo, seguindo a cadeia alimentar, os animais peçonhentos, principalmente, cobras”, destacou.

Todos os setores envolvidos no encontro, continuarão monitorando a situação e se necessário, intervir para evitar os possíveis efeitos.