Auren adquire AES Brasil; fusão resulta na 3ª maior geradora de energia do País

Foto: Freepik

Por: Pedro Leal

16/05/2024 - 16:05 - Atualizada em: 16/05/2024 - 16:42

A Auren Energia (AURE3), antiga Companhia Energética de São Paulo (Cesp), controlada por Votorantim e CPP Investments, anunciou na noite da quarta-feira (15) a incorporação da AES Brasil (AESB3), formando a terceira maior geradora de energia do Brasil.

As informações são da Forbes.

Ao todo, a fusão resultante terá 39 ativos operacionais e em construção, com uma receita líquida combinada de R$ 9,6 bilhões, com base em números de 2023.

Pelo acordo, a AES Brasil será convertida em subsidiária integral da Auren, havendo unificação das bases acionárias das companhias.

A Auren afirmou que, desde sua criação, analisa oportunidades de crescimento por meio de fusões e aquisições, mas que o acordo com a AES Brasil é “transformacional”.

“Das mais de duas dezenas de processos que a companhia avaliou neste período, nenhum apresentou tanta sinergia, alinhamento estratégico e potencial transformacional para a Auren quanto a AES Brasil”, afirmou o presidente da Auren, Fabio Zanfelice, em nota.

Os acionistas da AES Brasil terão três opções para a conclusão da transação: a conversão quase total de suas ações em papéis da empresa combinada, a conversão de suas ações em caixa e uma opção intermediária. A relação de troca equivale a 0,762 ação da AES Brasil para cada ação da Auren.

A transação consolida a Auren como uma das maiores geradoras de energia renovável do país, com uma capacidade total de 8,8 GW. Já em 2024, projetos em execução aumentarão sua capacidade combinada em aproximadamente 700 MW, com efeito imediato em sua geração de caixa, ressaltou um comunicado.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).