Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Aumento nos casos em Jaraguá do Sul exige cuidado especial, diz presidente da Acijs

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

26/11/2020 - 13:11 - Atualizada em: 26/11/2020 - 13:26

Com 7.355 casos confirmados de Covid-19 e uma taxa de reprodução do vírus de 1,129 – indicando uma tendência progressiva no aumento de casos – Jaraguá do Sul se encontra diante de uma segunda onda de contaminações, o que reforça a necessidade de cuidados urgentes quanto à pandemia, segundo o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue.

“O aumento nos casos em Jaraguá do Sul novamente nos traz a atenção aos cuidados básicos de prevenção. Estamos sofrendo agora uma situação que é o reflexo de um comportamento generalizado de relaxamento e isso coloca em xeque as questões econômicas”, avalia Leigue.

Na opinião do empresário, a inclusão de Jaraguá do Sul e dos demais municípios do Vale do Itapocu, integrantes da região Norte, no nível “gravíssimo” da matriz de risco do coronavírus no Estado, acende uma luz de alerta importante.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Por mais que tenhamos uma situação de grande volume de diagnósticos positivos, embora ainda aparentemente com menos indicadores de maior gravidade em relação a outros municípios no estado, temos uma elevação na matriz de risco definida pelas autoridades que nos força a novas limitações e, com elas, restrições a atividades econômicas”, observa.

Leigue diz que a entidade empresarial está atenta e atuando em relação a esse novo quadro, buscando orientar os associados quanto aos protocolos, disponíveis para que as empresas possam atuar preventivamente, ou agindo proativamente com uma ação quando houver casos comprovados, e ainda no sentido de fazer girar o estoque de testes rápidos para auxiliar na triagem e o impacto de uma infecção no ambiente de uma empresa seja minimizado.

“A situação que vivemos neste momento requer maior atenção da comunidade, é necessário que todos se comprometam com a prevenção e com os cuidados. Devemos ter semanas mais difíceis pela frente, com a possibilidade de mais restrições, devido à classificação gravíssima na qual o município a região passaram a fazer parte, e isso faz com que a sociedade como um todo deva ficar atenta para podermos reduzir esses indicadores e possamos chegar ao final do ano com uma situação melhor. Não podemos esquecer que o período de final de ano remete sempre para uma maior movimentação de pessoas, em todos os ambientes, e com isso a exposição a maiores riscos”, sugere o empresário.

Desde o começo da semana, com a expectativa de agravamento dos indicadores, a Acijs tem reforçado a comunicação com associados, com o objetivo de não deixar diminuir a mobilização do setor produtivo em relação à situação de enfrentamento à Covid-19.

“O momento agora é de um chamado geral para o comprometimento de todos, com muita orientação que estamos disponibilizando para os associados e para a comunidade, que devem seguir à risca as recomendações das autoridades de saúde”, completa Luis Leigue.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).