Associação empresarial de Joinville recebe palestra de Jayme Garfinkel

Por: Windson Prado

15/02/2019 - 11:02 - Atualizada em: 15/02/2019 - 11:23

A Acij (Associação Empresarial de Joinville) por meio do Núcleo de Corretoras de Seguros traz à cidade o empresário Jayme Garfinkel. Ele foi considerado pela revista Forbes (2018) como um dos investidores mais bem-sucedidos do país.

A palestra é gratuita a comunidade e compõe as atividades de aniversário de 108 anos da Acij. O evento ocorre no Salão Nobre da Casa, na próxima terça-feira (19), a partir das 19 horas.

De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), ligada ao Ministério da Fazenda, o mercado catarinense possui somente 20 seguradoras com autorização para operar e 1,4 mil corretores.

Em Joinville, há oito companhias com estrutura física, mas outras atendem remotamente. O setor arrecada, anualmente, aproximadamente R$ 7 bilhões em Santa Catarina.

De toda a frota de veículos circulantes no estado, 29% possui seguro, conforme dados de janeiro do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina).

Os índices de criminalidade e violência têm contribuído para alavancar o setor, no caso dos veículos, mas a cobertura de residências é menor de 20%. Com base na pesquisa da consultoria Eleven Financial, ainda é preciso explorar mais o mercado de seguro odontológico, residencial, de vida e a previdência privada.

Na palestra na ACIJ, Garfinkel vai expor a trajetória profissional e pessoal, ambas se intercalam com a ascensão da Porto Seguro. Vai contar as suas experiências da formação de uma empresa solida que atualmente ocupa quarta posição no mercado brasileiro e lidera os seguros na área de imóveis e residências e conta com 15 mil colaboradores diretos e 120 filiais em todo o país.

A empresa começou as atividades em São Paulo durante o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945. À época, era a 44º companhia no Brasil como 25 funcionários.

Saiba mais | Jayme Brasil Garfinkel

É formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1970; cinco anos depois fez pós-graduação em administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas. Ingressou na Porto Seguro em 1972 como assistente da diretoria depois do seu pai Abrahão Garfinkel ter adquirido a empresa. Com a morte do pai em 1978, assumiu os negócios no posto de diretor vice-presidente, quando ainda tinha 33 anos.

Atualmente preside o conselho de administração da Porto Seguro S.A.; também acumula a presidência do conselho de administração e a direção da holding Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A.; dirige a Federação Nacional de Seguros Gerais e integra o conselho Superior Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. Integrou ainda o Conselho Nacional de Seguro Privados e o Sindicato de Companhias de Seguro e Capitalização do Estado de São Paulo.

*Windson Prado, com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?