Com o propósito de orientar empresas da região sobre os vários aspectos legais e práticos que envolvem a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) realiza encontro sobre o assunto nesta terça-feira (16), às 19 horas, com transmissão pelo canal da entidade no Youtube.

Participam como convidados os advogados Vitor F. Plotegher e Juliana C. Karing, ambos ligados à MMD & Advogados Associados, e Karen Bincoletto, advogada da Marisol, com mediação do advogado e vice-presidente de Núcleos Empresariais Samuel Taranto, do escritório Papp Taranto & Chaves Advocacia e Consultoria e coordenador do Comitê Jurídico da ACIJS.

O encontro vai abordar os princípios da LGPD, penalidades, implantação na empresa, bem como as atribuições do DPO – sigla que significa Data Protection Officer, ou o profissional encarregado pelo tratamento de dados pessoais, que deve aconselhar e supervisionar a empresa para que ela cumpra com todas as obrigações estabelecidas na legislação.

Uma das definições da LGPD é que todas as companhias que façam uso de dados precisarão contar com este profissional em sua equipe e, nesse sentido, o DP ou “Encarregado de dados” é o profissional responsável pela proteção de dados dentro da empresa, garantindo a segurança das informações, tanto dos clientes quanto da própria organização.

As mudanças estabelecidas pela LGPD são extremamente significativas e terão impacto sobre os negócios como um todo e sobre o setor de TI (Tecnologia de Informação).

Considerando a importância da tecnologia na gestão da LGPD, o evento contará com um segundo encontro no dia 9 de março, com a presença de um profissional de TI que vai abordar a proteção de dados, segurança da informação e procedimentos de segurança que deverão ser revistos, a fim de evitar vazamentos de dados.