A gestão 2020 da Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual e Startup do Vale do Itapocu (Apevi) marca um divisor de águas para a entidade, que completa 35 anos este ano, segundo o novo presidente, Valmir Coleto, que toma posse nesta quarta-feira (19).
Em 2019, a entidade se separou oficialmente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, à qual esteve associada desde a sua fundação. Agora, busca crescer com as próprias pernas.
“Não houve uma ruptura, o que aconteceu é que percebemos que estávamos muito limitados e que era chegada a hora de tomar rumo próprio”, explica.
A entidade segue com elos próximos à Acijs, mas conta agora com seus próprios núcleos, associados e ações.
E em 2020, em luz deste novo foco, o objetivo é fortalecer a marca da Apevi. “Agora é hora de construir uma força própria”, explica Coleto.
Um dos meios para buscar este fortalecimento da entidade é a retomada das ações da Apevi nos bairros. Em 2020, serão seis ações.
Além de Jaraguá do Sul, atendida em quatro das ações previstas, será feita uma edição em Guaramirim e uma em Schroeder.
“É importante lembrar que somos a associação do Vale do Itapocu e não só de Jaraguá. Temos também que levar este suporte para quem não tem, para quem está mais distante do Centro”, adiciona.
Retomada de iniciativas
Outra ação a ser retomada é a Feira Industrial de Produtos e Serviços (Fipes), realizada pela última vez em 2017, e que pode acontecer novamente este ano.
A última edição foi realizada no auge da crise, diz Coleto, e agora, com o reaquecimento, seria o momento ideal para voltar a fazê-la.
O objetivo da gestão é tornar a entidade a casa do pequeno e micro empreendedor de Jaraguá do Sul, com uma gama de serviços e conteúdos para os associados que, hoje, são 67.
Segundo Coleto, estes se concentram primariamente no setor de serviços e na indústria, além das startups, que ganharam representação oficial em 2019.
O setor já era abarcado dentro das pequenas e micro empresas, mas suas particularidades próprias levaram a gestão do Benyamin Parham Fard a adicionar o grupo como parte do nome da entidade, explica Coleto.
“O Beny tem uma familiaridade direta com as Startups, como presidente da Spin, e por ser uma coisa nova, com dinâmicas próprias, o setor merecia representação”, explica
Conheça a diretoria da Apevi para o ciclo 2020:
- Presidente: Valmir Coleto
- Vice-Presidente Administrativo: Beatriz Zimmermann
- Vice-Presidente Financeiro: Marcos Vinícius de Ávila Bispo
- Vice-Presidente Jurídico: Luiz Fernando Barth
- Vice-Presidente de Capacitação e Núcleos: Daniel Jorge Fonseca
- Vice-Presidente Comercial: Roberto Klosowski Machado
- Vice-Presidente de Relações Institucionais: Emerson Gonçalves
- Vice-Presidente de Soluções: Keidy Kaestner Cavalcanti
- Vice-Presidente de Marketing e Comunicação: Jean Carlos Rosa
- Vice-Presidente de Educação Empreendedora: Nelson Luiz Pereira
- Vice-Presidente de Tecnologia e Inovação: Marcelo Odorizze
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul