A aquisição por R$ 87 milhões da unidade de fundição da Menegotti, em Schroeder (SC), pela gaúcha Castertech, parte das Empresas Randon, ajudará a preservar cerca de 400 empregos na cidade. O negócio foi fechado no dia 11 de junho, durante leilão judicial. A análise para aquisição foi feita pela Carpena Advogados, de Porto Alegre, que assessorou no processo de leilão.

Com a compra pela Castertech, a unidade de fundição receberá novo impulso para seguir em operação. A empresa catarinense tem uma capacidade produtiva de fundição de 35 mil toneladas por ano, e os 400 colaboradores serão integrados ao time da Castertech.

A Menegotti Indústrias Metalúrgicas enfrenta recuperação judicial desde 2016. O advogado da Carpena que atuou no processo, Matheus Dieterich E. Brenner, explica que o desfecho positivo para todas as partes, em particular aos funcionários, se deu graças a um mecanismo jurídico que ampliou a segurança do negócio: a Unidade Produtiva Isolada (UPI).

Esta forma de negócio, prevista pela Lei 11.101/05 para aproximar empresas em Recuperação Judicial de potenciais interessados, retira o ônus e as dívidas do acordo de compra – deixando como objeto apenas estrutura de produção. “É um caso em que o processo de Recuperação Judicial apresentou um final feliz a todas as partes envolvidas”, analisa Brenner.