Apple anuncia novas funções de Inteligência Artificial – confira

Foto: Pixabay

Por: Pedro Leal

10/09/2024 - 17:09

A Apple anunciou nesta segunda-feira (9) mais detalhes sobre o seu sistema de inteligência artificial (IA), o Apple Intelligence, que promete simplificar e acelerar tarefas diárias, além de entender e criar linguagem e imagens. O sistema foi anunciado durante o evento “It’s Glowtime” e é uma resposta da companhia ao sucesso do ChatGPT, da OpenAI.

As informações são do Estadão.

Os recursos devem chegar aos EUA já no próximo mês de outubro, mas não há previsão para que cheguem ao Brasil. O sistema será incluído por meio das atualizações do iOS 18, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia.

Com as novas ferramentas de escrita, os usuários da Apple poderão reescrever, revisar e resumir textos em quase todos os lugares em que escrevem, com a ajuda da inteligência artificial. A Apple Intelligence também trará novidades para notificações do aplicativo de e-mail. Em vez de mostrar as primeiras linhas da mensagem, a IA oferecerá um resumo do conteúdo na tela de novas mensagens.

Em junho deste ano, a Apple e a OpenAI anunciaram uma parceria para integrar o ChatGPT ao ecossistema da Apple. O Notas, por exemplo, poderá gerar textos a partir de comandos feito pelo usuário.

Na parte de fotos, o recurso intitulado Memórias permitirá que os usuários criem filmes que desejam ver apenas digitando uma descrição. Além disso, o recurso Linguagem Natural pode ser usado para pesquisar fotos específicas apenas digitando quem está na foto e qual situação se passa na imagem.

Também há a chegada da nova ferramenta Clean Up, que pode identificar e remover objetos que distraem no fundo, de uma foto, recurso já presente na nova linha de aparelhos da Samsung.

Outro recurso opera como o Google Lens, e permite a máquina identificar sobre o que se trata a imagem mostrada na câmera, trazendo informações pertinentes ao usuário sobre o assunto.

O Apple Intelligence chegará em uma atualização gratuita para os celulares iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max, além dos iPads e Macs equipados com chip M1 ou posterior.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).