Após a polêmica com o McPicanha, do McDonald’s, na semana passada, nesta segunda-feira (2), a rede Burger King informa que o sanduíche Whopper Costela não tem costela, mas “paleta suína”, com “aroma de costela 100% natural”, segundo nota divulgada pela empresa.

As informações são do Estadão Conteúdo.

Em comunicado, a rede “reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduiche”.

A nota foi divulgada após questionamentos de usuários nas redes sociais. Em uma campanha publicitária lançada em 2021, é dito que o hambúrguer é “sabor costela”.

O sanduíche está sendo vendido na rede desde o final de 2021. No site oficial, a marca descreve o produto como “hambúrguer de carne de porco com aquele aroma inconfundível de costelinha”.

Procon

No fim da tarde desta segunda-feira, o Procon-SP notificou o Burger King para apresentar explicações sobre a composição e a campanha publicitária do sanduíche Whopper Costela até sexta-feira (6).

Em nota, o órgão informou que a empresa deverá apresentar a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.

Se comprovado que houve indução do consumidor a erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em até R$ 11,6 milhões.

Início da repercussão

O caso ganhou atenção nas redes sociais devido a um vídeo publicado no TikTok pelo advogado Fernando Chagas, que produz conteúdos sobre defesa dos direitos do consumidor.

O advogado mostra as letras miúdas do anúncio do Burger King sobre o “Whopper Costela”, que informa a composição do hambúrguer utilizado no lanche: paleta suína com aroma de costela.

Com a repercussão do seu primeiro vídeo sobre o sanduíche de picanha do Mc Donald’s no TikTok, o advogado explicou que decidiu analisar os ingredientes e a divulgação de outros lanches em redes de fast food, após receber inúmeros pedidos de seguidores nas redes sociais.

Confira a íntegra da nota do Burger King

“A transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável para o Burger King. Nesse sentido, em relação ao Whopper Costela, a rede ressalta que o produto, feito de paleta suína, leva em sua composição aroma de costela 100% natural sem qualquer ingrediente artificial. Além disso, reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduiche – feito com carne de porco (paleta suína) e sabor de costela.

A marca ainda reforça que alinhado aos seus compromissos de sustentabilidade assumidos o produto Whopper Costela é 100% livre de quaisquer corantes, conservantes e aromatizantes artificiais.

A marca se mantém à disposição de seus clientes por meio de seus canais de contato para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre esse e quaisquer outros produtos de seu portfólio”.