Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Após fracasso de US$ 400 milhões, Sony anuncia fechamento de estúdio responsável por Concord

Divulgação/Sony

Por: Pedro Leal

29/10/2024 - 16:10

A Sony Interactive Entertainment – a divisão de jogos eletrônicos da Sony – anunciou nesta terça-feira (29) o fechamento de dois dos seus estúdios, a Firewalk Studios e a Neon Koi.

A notícia vem depois do fracasso do único título desenvolvido pela Firewalk, Concord – alardeado antes do lançamento pelo CEO da Sony Interactive Studio Business Group, Hermen Hulst, como “a próxima grande franquia de games” e “uma franquia com potencial para ser maior do que Star Wars”.

É estimado que o jogo tenha custado, ao todo, US$ 400 milhões para o grupo Sony, após oito anos de desenvolvimento. Lançado no dia 23 de agosto, o título, um hero shooter em primeira pessoa, vendeu menos de de 25 mil unidades e teve seus servidores desativados no dia 6 de setembro – duas semanas após o lançamento – marcando um dos maiores fracassos no mercado de games recente.

Em seu pico, Concord teve 697 jogadores ativos em sua versão para PC.

O fechamento dos dois estúdios foi anunciado via e-mail, informando que os funcionários das duas empresas serão realocados internamente na Sony “onde possível”.

Por sua vez, a Neon Koi não chegou a ter um único título lançado – o estúdio trabalhava em um título não anunciado para celulares, que foi cancelado.

Veja o comunicado na íntegra

Avaliamos consistentemente nosso portfólio de jogos e o status de nossos projetos para garantir que estamos atendendo às prioridades de negócios de curto e longo prazo. Como parte de nossos esforços contínuos para fortalecer o Studio Business da SIE, tivemos que tomar uma decisão difícil relacionada a dois de nossos estúdios – Neon Koi e Firewalk Studios.

Expandir além dos dispositivos PlayStation e criar experiências on-line envolventes junto com nossos jogos single-player são áreas focais importantes para nós à medida que evoluímos nossos fluxos de receita. Precisamos ser estratégicos, no entanto, ao levar nossos jogos para novas plataformas e reconhecer quando nossos jogos não atendem às expectativas dos jogadores.

Sei que nada disso é uma notícia fácil de ouvir, principalmente com colegas e amigos saindo da SIE. Ambas as decisões foram bem pensadas e, no final das contas, sentimos que são as certas para fortalecer a organização. A Neon Koi e a Firewalk foram o lar de muitos indivíduos talentosos e trabalharemos para encontrar colocação para alguns dos impactados em nossa comunidade global de estúdios, sempre que possível.

Acredito muito nos benefícios de abraçar a experimentação criativa e desenvolver novas IPs. No entanto, crescer por meio de finanças sustentáveis, especialmente em um ambiente econômico desafiador, é fundamental.

Embora hoje seja um dia difícil, há muito o que esperar nos próximos meses do Studio Business Group e de nossas equipes. Continuo confiante de que estamos construindo uma organização resiliente e capaz, movida pela criação de experiências de entretenimento inesquecíveis para nossos jogadores.

Embora o mobile continue sendo uma área de crescimento prioritária para o Studio Business, estamos no estágio inicial de nossos esforços mobile. Para alcançar o sucesso nessa área, precisamos nos concentrar em títulos que estejam alinhados com o pedigree do PlayStation Studios e tenham o potencial de alcançar mais jogadores globalmente.

Com essa abordagem refocada, a Neon Koi fechará, e seu jogo de ação mobile não avançará. Quero expressar minha gratidão a todos na Neon Koi por seu trabalho duro e paixão infinita por inovar.

Em relação ao Firewalk, conforme anunciado no início de setembro (Uma atualização importante sobre o Concord), certos aspectos do Concord eram excepcionais, mas outros não atraíram jogadores suficientes e, como resultado, tiramos o jogo do ar. Passamos um tempo considerável nos últimos meses explorando todas as nossas opções.
Depois de muita reflexão, determinamos que o melhor caminho a seguir é encerrar o jogo permanentemente e fechar o estúdio. Quero agradecer a todos da Firewalk por seu trabalho artesanal, espírito criativo e dedicação.

O gênero de tiro em primeira pessoa PvP é um espaço competitivo que está em constante evolução e, infelizmente, não atingimos nossas metas com este título. Levaremos as lições aprendidas com Concord e continuaremos a aprimorar nossos recursos de serviço ao vivo para oferecer crescimento futuro nesta área.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).