Em meio a investigações e acusações da plataforma expor crianças a conteúdo violento, discurso de ódio e predadores sexauis – incluindo mais de 20 processos alegando que o jogo seja permissivo com abuso sexual – o CEO da Roblox, David Baszucki, afirmou em entrevista ao podcast Hard Fork, do New York Times, que a situação não era um problema mas “uma oportunidade”.
“Nós não pensamos nesta questão só como um problema, mas também como uma oportunidade. O que podemos fazer para deixar jovens construírem, se comunicarem e se socializarem? Como construiremos o futuro da comunicação ao mesmo tempo? No meu ver, pelo lado bom, estamos trabalhando nisso desde que começamos”, afirmou aos entrevistadores Kevin Roose e Casey Newton.
Os estados da Louisiana, do Kentucky e do Texas abriram processos contra a empresa apontando o risco de abuso sexual na plataforma de jogos.
Baszucki afirmou que a Roblox deve limitar a comunicação entre jogadores com tecnologia de IA para estimar a idade dos usuários para evitar que crianças conversem com adultos.
A própria Roblox propôs a entrevista ao New York Times, na intenção de “assegurar consumidores”. No entanto, Baszucki se demonstrou irritado com os questionamentos quanto a segurança de crianças na plataforma e apontamentos de que predadores não tem tido dificuldade em passar pelos filtros do Roblox.
Quando Newton apontou que os processos contra a empresa afirmam que o Roblox é o lugar para onde predadores vão para encontrar crianças, Baszucki afirmou que a alegação é “categoricamente falsa”.
Ele também afirmou que adoraria incluir um mercado “especulativo” para crianças – como um mercado de futuros ou ações – dentro da plataforma “caso haja como fazê-lo legalmente”.
Ao final da entrevista Baszucki agradeceu ao NYT por “apoiar a maneira que estamos dirigindo a Roblox”.