Aneel passa tarifas de luz para nível vermelho e contas ficam mais caras

Foto Agência Brasil

Por: Pedro Leal

01/05/2021 - 08:05 - Atualizada em: 01/05/2021 - 13:57

As contas de luz devem passar para a bandeira tarifária vermelha nível 1, que resultará em custos adicionais para os consumidores, disse a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (30).

A Aneel disse que o patamar vermelho 1, que gera custo extra de R$ 4,169 a cada 100 kilowatts-hora consumidos, deve-se ao registro em 2020/21 do pior período de chuvas já registrado para o setor elétrico desde 1931, quando começaram os registros.

O aumento já havia sido previsto por analistas consultados pela agência Reuters em meados de abril, que apontavam para bandeira tarifária vermelha ou amarela no próximo mês devido às chuvas fracas na região das hidrelétricas.

As bandeiras tarifárias representam cobranças adicionais para os consumidores quando saem do patamar verde para o amarelo, nível em que estavam em abril.

O mecanismo visa arrecadar recursos para custear o acionamento de usinas térmicas e ainda sinalizar aos consumidores momentos de menor oferta de energia no sistema, como forma de incentivar ações de economia.