Amunesc debaterá os impactos da nova Reforma Tributária nos municípios catarinenses

Evento será realizado na próxima quinta-feira | Imagem Divulgação

Por: Windson Prado

05/07/2019 - 16:07 - Atualizada em: 05/07/2019 - 16:25

A Amunesc sediará, na próxima quinta-feira (11), encontro com o tema “Impactos da nova Reforma Tributária nos municípios catarinenses”. O evento está sendo organizado pela Fecam (Federação Catarinense de Municípios) e será ministrado pelo presidente do Confaz-M/SC (Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina), Flavio Martins Alves, palestrante e coordenador da temática.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site.

Segundo o presidente da Fecam e prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, a Federação pretende encaminhar o debate sobre Reforma Tributária ouvindo prefeitos e secretários em todo o Estado. Também tem serve para informar as lideranças do municipalismo sobre as propostas que tramitam no Congresso Nacional, em especial a  PEC (Proposta de Emenda à Constituição)  45/2019, aprovada em 22 de maio na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Por fim, deseja extrair uma posição oficial e encaminhá-la a CNM (Confederação Nacional de Municípios) e ao Congresso Nacional.

O presidente do Confaz-M/SC, Flavio Martins Alves, destaca que o modelo de Reforma aprovado na CCJ foi desenvolvido pelo CCIF (Centro de Cidadania Fiscal).

“Nossa preocupação é ouvir os gestores das regiões, cruzar a base de dados e compreender como os municípios e o Estado de SC podem ser afetados pela proposta”, acrescenta.

A proposta base para a Reforma Tributária, em tramitação (PEC 45/2019), propõe várias mudanças, dentre elas a diminuição do número de tributos que incidem sobre o consumo – IPI, PIS e Cofins (federais), ICMS (estadual) e ISS (municipal) – unificados em um só, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

Segundo especialistas, o IBS terá as características do Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA), um sistema de tributação única adotado em países da Europa, alguns países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e nos Estados Unidos.

Apesar de moderna, a preocupação das lideranças municipalistas é que não apresenta claramente quais as atribuições e competências da União com os municípios, ou seja, como será feita a distribuição de recursos dentro da Federação.

 “O Pacto Federativo deve ser considerado na Reforma Tributária, devem andar lado a lado”, acrescenta o presidente da Fecam.

Serviço

O quê? Encontro “Impactos da nova Reforma Tributária nos municípios catarinenses”

Quando? 11 de julho às 14h

Onde? Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – Amunesc (Rua Max Colin, 1843, América, Joinville – SC)

Inscrições: clique aqui

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger